O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou, esta segunda-feira, que esteve no balneário com a seleção nacional, após a vitória frente à Eslovénia, nos oitavos de final do Euro'2024, e contou que sentiu a "alegria" dos jogadores, expressando ainda confiança de que regressará à Alemanha para acompanhar a equipa na final da competição.
"É uma vitória que é merecida, apesar da felicitação que também quero mandar à equipa adversaria, a Eslovénia, que fez um jogo mais de contenção, mas, apesar de tudo, criando algumas oportunidades de golo. Foi uma equipa que fez um bom trabalho neste Europeu e que valorizou muito também aquele que acabou por ser o resultado final, que só foi alcançado nos penáltis. Mas é preciso sofrer, é preciso manter este espirito de entreajuda, capacidade de sacrifício, de aguentar os piores momentos", disse Montenegro, em declarações aos jornalistas em Frankfurt.
Para o primeiro-ministro, houve duas circunstâncias "muito importantes". "Uma foi o Cristiano Ronaldo, o capitão, assumir a marcação da primeira grande penalidade, e fazê-lo e marcando depois daquilo que terá sido a carga emocional que se bateu sobre ele por ter falhado durante o jogo e, depois, o Diogo Costa, absolutamente fenomenal, com um desempenho absolutamente inacreditável quando, do outro lado, estava um guarda-redes que nós portugueses conhecemos bem e que já tinha mostrado uma grande capacidade", frisou.
"Mantemos a esperança de poder cá estar até ao dia 14", disse. "O jogo era difícil. vão ser todos difíceis. Já só faltam três. Vamos manter a esperança bem viva", reiterou.
Montenegro acabou ainda por revelar que esteve no balneário após a vitória e contou o que viu e o que disse aos jogadores.
"Tive a ocasião de estar no balneário, praticamente já com todos eles, de sentir a alegria que eles manifestam por estar também a fazer felizes os nossos compatriotas um pouco por todo o mundo", contou.
"O que eu lhes disse e por isso fiquei assim ainda mais rouco, foi que confio mesmo de ter de cá vir mais uma vez e a vez que me vai calhar, em princípio, será na final", completou.
Leia Também: De Espinho para o Euro. Montenegro e o cântico que "ecoa na Europa"