Já se contam as horas, os minutos, os segundos... Falta cada vez menos tempo para o tão esperado Portugal-França, agendado para esta sexta-feira, referente aos 'quartos' do Euro'2024. No entanto, o histórico de confrontos é um autêntico 'pesadelo' para o povo português, sendo que há um dado revelador a saltar à vista.
Em traços gerais, as seleções portuguesa e francesa já se defrontaram por 28 ocasiões, com registo de 19 triunfos para os gauleses, seis vitórias para os lusos e ainda três empates.
O mais alarmante é que, entre a meia dúzia de vezes que a equipa das quinas sorriu, apenas uma aconteceu em jogos oficiais, em 2016, quando Portugal arrecadou o primeiro título de campeão europeu, com golo de Éder (109'), no prolongamento, precisamente em território francês. De resto, em termos oficias, as duas seleções mediram forças por mais seis ocasiões, com dois empates e quatro vitórias gaulesas.
Cristiano Ronaldo, Pepe, Danilo e Rui Patrício sabem bem o que é derrotar França. O dia 10 de julho de 2016 é inesquecível não só para eles, como para todos os portugueses.© Getty Images
O dado mais animador é que, desde 2016, o registo equilibrou nos últimos quatro jogos realizados: uma vitória para cada lado (ambas por 1-0) e dois empates (0-0 em 2020 e 2-2 em 2022). Além disso, olhando para a prestação de ambas as seleções na presente edição de Campeonato da Europa, não se pode dizer que Portugal esteja plenamente confortável, mas França estará ainda pior, atendendo ao facto de ter chegado aos 'quartos' à boleia de dois autogolos e um penálti convertido com sucesso.
'Mata-mata' francês assusta, mas...
Olhando para o percurso de França nas fases a eliminar das grandes provas (Europeus e Mundiais), há um pormenor que poderá estar a passar despercebido a alguns adeptos, mas que deixa Portugal em alerta máximo, uma vez que é preciso recuar até 2014 para recordar a última vez em que os franceses perderam um jogo em tempo regulamentar no chamado 'mata-mata' - na altura, diante da Alemanha, por 1-0, nos 'quartos' do Mundial do Brasil, que seria ganho precisamente pelos alemães.
Desde então, os gauleses nunca vacilaram nos 90 minutos, sendo que a única derrota em tais circunstâncias foi mesmo a final perdida no Mundial'2022, diante da Argentina (3-3, 4-2 após penáltis), no Qatar.
Já no que toca a Campeonatos da Europa, torna-se necessário puxar a fita ainda mais atrás, até aos 'quartos' do Euro'2012, quando França caiu aos pés de Espanha (2-0), que acabaria por vencer a prova. Desde essa altura, os franceses apenas caíram nas grandes penalidades dos 'oitavos' do Euro'2020, diante da Suíça (3-3, 5-4 no desempate por penáltis), já para lá, portanto, do tempo regulamentar.
Tudo isto parece ser altamente dramático para Portugal, correto? Há uma esperança. Nas últimas duas vezes que França cedeu em tempo regulamentar, nos 'mata-mata' das grandes provas, tanto Alemanha, como Espanha, acabariam por levar o respetivo 'caneco' para casa. Caso Portugal consiga tal proeza, há razões para acreditar que a história, daí em diante, possa ser repetida.
De recordar que o duelo entre Portugal e França, referente aos 'quartos' do Euro'2024, disputa-se já esta sexta-feira, em Hamburgo, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental). Desafiar a lógica poderá deixar os portugueses a sorrir no acesso às 'meias' e, quem sabe, na tão desejada final. Passo a passo...
Leia Também: E agora, Martínez? Teste de fogo chega ao 20.º jogo e 'vale uma vida'
Leia Também: "Portugal? Se tivermos espírito de sacrifício, seremos fortes candidatos"