Declarações de Roberto Martínez, selecionador português, aos microfones da Sport TV no final do Portugal-França (3-5, após penáltis), dos quartos de final do Euro'2024, disputado esta sexta-feira em Hamburgo.
Análise: "Momento triste, porque os jogadores lutaram. Fizeram tudo o que trabalhámos. Mostraram os valores do futebol português. É uma tristeza, os adeptos mereciam uma alegria, mas perdemos de pé. Demos tudo. Mostrámos os valores do futebol português. Tivemos uma personalidade muito grande para ter posse. A França é uma equipa perigosa sem bola. Defendemos bem, com um jogo olhos nos olhos. Tivemos muitas oportunidades. A diferença foi não termos marcado. A diferença é cruel. Hoje os penáltis foram contra nós."
Melhor jogo do ponto de vista coletivo? "Sem dúvida. Depois do jogo, o balneário está cheio de emoções, cheio de exemplos. O que o Pepe fez, o capitão... Os nossos jogadores jovens vão crescer muito com esta experiência. A personalidade, as oportunidades, como criámos perigo no último terço. Foi um desempenho que faz olhar para o futuro com muito orgulho."
Pepe: "O Pepe foi um exemplo. Ver o que ele fez... como selecionador olhas para a reação e foi um guerreiro, é um exemplo e é certo que o jovens, como o Gonçalo Inácio, o António Silva, têm uma experiência para melhorar para o futuro. O que o Pepe fez hoje e durante o torneio foi exemplar."
Sai da Alemanha com mais certezas do valor da seleção? "Reforçada a ideia com o talento individual dos jogadores, solidariedade e união. É uma equipa que pode sofrer, mas quer ganhar pelos adeptos. Deixo a mensagem aos adeptos que perdemos, mas com orgulho, ao estilo de dar tudo, português. Não vamos parar e dar tudo no futuro."
Leia Também: Euro'2024: Ronaldo soma nono jogo em 'branco' consecutivo em fases finais