Depois de uma jornada de 30 dias, o Euro'2024 chega ao fim na noite deste domingo com a final entre Espanha e Inglaterra. Ao longo das últimas semanas foram muitas as emoções na Alemanha, das mais doces às mais amargas, com momentos que certamente vão perdurar na memória de todos os apaixonados pelo desporto-rei.
Para trás ficam vários jogos para todos os gostos e feitios, além das muitas seleções que ficaram aquém do esperado. Portugal, claro está, não pode ficar de fora deste lote. Sim, caímos aos pés da seleção francesa, historicamente uma das mais fortes, mas a participação lusa na Alemanha deixou evidente que o talento por si só não chega para ganhar.
A ambição e expectativa estiveram em níveis talvez nunca antes vistos na nossa história, mas desde a estreia, frente à Chéquia, disfarçada por uma vitória arrancada a ferros (2-1), que se percebeu que dificilmente poderíamos chegar à desejada final e repetir o feito de 2016.
Também é justo dizer que faltou sorte no emparelhamento da fase a eliminar, uma vez que apesar da seleção nacional conseguir assegurar o primeiro lugar na fase de grupos, o caminho teoricamente mais fácil ficou... do lado oposto.
A continuidade de Roberto Martínez tem sido muito debatida desde então, mas para já tudo leva a crer que o técnico espanhol continuará ao leme dos apaixonados - palavra que escolheu para descrever o grupo - no Mundial'2026, possivelmente ainda com a presença de Cristiano Ronaldo, que tanto deu que falar durante a participação no Europeu e que saiu da Alemanha em 'branco'.
Mas a desilusão não se resumiu a Portugal. A anfitriã Alemanha também caiu nos quartos de final, com polémica à mistura, mas deixou a certeza que os tempos mais sombrios estarão ultrapassados. Também alguns 'pesos pesados' disseram adeus. Toni Kroos, que se retirou do futebol, e Thomas Muller não vestem mais a camisola da Mannschaft.
Itália, que hoje vai ver o título 'voar' para terras espanholas ou de Sua Majestade também cedo foi para casa, após ser surpreendida pela Suíça, uma das boas surpresas deste Europeu, logo nos oitavos de final. Pior ficaram Polónia e Sérvia, seleções que ambicionavam bem mais do que acabar no último lugar dos respetivos grupos.
Esquecendo aquilo que vai se passar, mais logo, em Berlim, podemos ver que este Europeu teve uma média de 2,28 golos por jogo. O mesmo é dizer se gritou golo por 114 vezes e que foi preciso esperar uma média de 39 minutos para se celebrar um remate certeiro.
Espanha foi a seleção que goleadora da prov com 13 golos: quatro de pé direito, seis de pé esquerdo e dois de cabeça. Apenas um deles foi obtido através de um remate a longa distância, fora da grande área. E sim, falamos daquele golaço do miúdo Yamal, que ontem completou 17 anos (!), nas 'meias' diante França, tornando-se no mais novo de sempre a marcar num Campeonato da Europa.
Por falar em golos, esta edição do Campeonato da Europa contou com 10 autogolos, um registo que pode subir, ainda mais, hoje e caso aconteça irá, pelo menos, igualar o registo mais alto de sempre: 11 autogolos no Euro'2020 (disputado em 2021).
Depois, sim, aparecem os golos na baliza certa, com Dani Olmo e Harry Kane, dois jogadores que em condições normais serão titulares mais logo, a poderem arrecadar o título de artilheiro na Alemanha. Ambos contam com três golos até ao momento e basta que um deles consiga fazer o gosto ao pé para saltar para a dianteira deste ranking.
Não faltam, por isso, motivos para se ligar, uma última vez, ao Euro'2024 mais logo, a partir de Berlim, para conhecer o novo vencedor. Teremos um terceiro título para os espanhóis ou os ingleses vão, por fim, conseguir quebrar o enguiço e vencer algo que há tanto tempo sonham?
Tudo será decidido a partir das 20h00 no Estádio Olímpico de Berlim. Depois disso, voltaremos, daqui a quatro anos, para contar as emoções do Euro'2028, que vai decorrer no Reino Unido e na Irlanda.
Os jogos do dia
Espanha-Inglaterra, 20h00 (Estádio Olímpico de Berlim)
Todos os diários deste Euro'2024
Dia 1: A bola vai rolar após chegada apoteótica de Portugal
Dia 2: Alemanha deu um 'bigode' à Escócia no arranque
Dia 3: Campeã Itália 'Albâniou' e Espanha 'toureou' Croácia
Dia 4: 'Belligol', o rabo de Hjulmand e um dedo no nariz
Dia 5: Dupla desilusão e Portugal a poucas horas da estreia
Dia 6: Chico saltou do banco para dar alegria a Portugal
Dia 7: Alemanha 'beija' apuramento e eis a primeira 'final'
Dia 8: Leão 'canibaliza' e Espanha avança no meio de bronca
Dia 9: Polónia chora queda e Portugal volta ao ativo
Dia 10: Portugal 'compra' bilhete para o início das decisões
Dia 11: Suíça celebra e Hungria ainda 'espreita'... Portugal
Dia 12: Croácia vítima do 'Mamma mia' italiano
Dia 13: França em choque em dia de despedidas
Dia 14: Festa, drama e desilusão. CR7, ainda não foi desta
Dia 15: Polémica, supercomputador e CR7 animam pausa
Dia 16: É hora de enxugar as lágrimas. Estão aí os 'oitavos'
Dia 17: Surpresa causa tombo. Temporal dá banho de realidade
Dia 18: Só a remontada salvou favoritos da eliminação
Dia 19: 'Luvas de ferro' abriram o cadeado dos 'quartos'
Dia 20: Houve kebab e uma 'Malendade' no fecho dos 'oitavos'
Dia 21: Um gesto viral e os 'quartos' que já aquecem
Dia 22: Revanche francesa ou um passo mais perto do sonho?
Dia 23: 'Traição' de João Félix impediu o duelo ibérico
Dia 24: 'Meias' definidas e um regresso a casa sem CR7
Dia 25: Das críticas ao apoio, João Félix vive fase difícil
Dia 26: Já só restam quatro. Que comecem as 'meias' do Euro
Dia 27: Espanha segue 'adelante' e França diz 'au revoir'
Dia 28: Espanha e Inglaterra, os finalistas das remontadas
Dia 29: Final ainda não se jogou... e já se fez história
Dia 30: O 'aviso' de Figo e Yamal deixa rival boquiaberto
Leia Também: Jogadores do Leicester preveem final do Euro e... Portugal é vencedor