A seleção de Inglaterra anunciou, esta segunda-feira, a saída de Gareth Southgate do comando técnico, ao fim de oito anos, já depois das derrotas nas finais do Euro'2020 e do Euro'2024.
"Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Significou tudo para mim, e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudar e de um novo capítulo. A final de domingo em Berlim contra a Espanha foi meu último jogo como técnico da Inglaterra", escreveu o treinador de 53 anos, numa carta dirigida aos adeptos, ao ter manifestado a intenção de sair pelo próprio pé.
Recorde-se que Gareth Southgate começou a sua caminhada na seleção em 2014, ao serviço dos sub-21, após ter estado no Middlesbrough, acabando por ser promovido à equipa principal em 2016, onde se manteve durante oito anos.
Já depois da final do Euro'2020 perdida nas grandes penalidades, diante de Itália, numa prova disputada em 2021 por força dos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19, Inglaterra acabou por cair aos pés de Espanha, no passado domingo, com uma derrota por 2-1 na final realizada em Berlim.
[Notícia atualizada às 11h16]
After 102 games and almost eight years in charge, Gareth Southgate has announced he is to leave his role as manager of the #ThreeLions.
— England (@England) July 16, 2024
Leia Também: Inglaterra: Southgate tem lugar em risco e já há um candidato na calha