FIFA abre inquérito a cânticos racistas de futebolistas argentinos

A FIFA informou hoje ter aberto um inquérito no seguimento dos cânticos de teor racista que surgem num vídeo publicado nas redes sociais e que envolvem futebolistas da seleção argentina, depois de vencer a Copa América.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/07/2024 11:07 ‧ 17/07/2024 por Lusa

Desporto

Copa América

"A FIFA tomou conhecimento de um vídeo a circular nas redes sociais e o incidente está a ser investigado. A FIFA condena firmemente todas as formas de discriminação por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, adeptos e dirigentes", indicou o organismo.

 

A posição da FIFA surge depois de uma queixa da Federação Francesa de Futebol (FFF), cujos jogadores foram visados nesse vídeo, levando a que a entidade pretenda igualmente avançar com uma queixa na justiça, por "insultos racistas e discriminatórios".

"Dada a gravidade dos comentários chocantes, contrários aos valores do desporto e dos direitos humanos, o presidente da FFF contactou diretamente o seu homólogo argentino e a FIFA, e decidiu apresentar uma queixa em tribunal por insultos raciais e discriminatórios", informou a federação gaulesa.

Os cânticos que se ouvem no vídeo feito no autocarro argentino, no qual Enzo Fernández aparece a cantar em grande plano e a filmar, começaram com alguns adeptos 'albicelestes' durante o Mundial2022, aludindo à ascendência africana dos jogadores gauleses e também a um comentário transfóbico sobre um alegado relacionamento de Kylian Mbappé.

A Argentina conquistou o título mundial em 2022, numa final precisamente diante da França, na competição que decorreu no Qatar.

A atitude do médio, antigo jogador do Benfica e atualmente no Chelsea, levou também o clube inglês a abrir um processo disciplinar a Enzo Fernández.

"O Chelsea considera completamente inaceitáveis quaisquer formas de comportamentos discriminatórios. Orgulhamo-nos de ser um clube diverso e inclusivo, no qual todas as pessoas, de todas as culturas, comunidades e identidades são bem-vindas. Temos em conta e apreciamos o pedido de desculpa público do nosso jogador e usaremos isso como uma oportunidade para educar. O clube instaurou um processo disciplinar interno", refere o Chelsea em comunicado.

A informação dos 'blues' surgiu já depois de Enzo Fernández ter publicado na terça-feira na rede Instagram um pedido de desculpas.

"A canção inclui linguagem muito ofensiva e não existe qualquer desculpa para estas palavras. Sou contra todas as formas de discriminação e peço desculpa por me ter deixado levar pela euforia na celebração da Copa América", escreveu o médio.

A Argentina, campeã mundial em título, venceu no domingo à noite, pela segunda vez consecutiva, a Copa América, ao vencer na final a Colômbia, por 1-0, com um golo marcado por Lautaro Martínez já no prolongamento, aos 112 minutos.

Leia Também: Enzo Fernández não escapa a processo disciplinar do Chelsea após racismo

Leia Também: Enzo Fernández lamenta caso de racismo na Argentina: "Não há desculpa"

Leia Também: Cinco jogadores do Chelsea deixam de seguir Enzo após vídeo polémico

Leia Também: Colega de Enzo no Chelsea acusa Argentina de "racismo descarado"

Leia Também: Cânticos racistas deixam Argentina em sarilhos... por 'culpa' de Enzo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"O fim de uma era". David Luiz corta o cabelo... e resultado vira notícia

Fortaleza

"O fim de uma era". David Luiz corta o cabelo... e resultado vira notícia

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas