Liga reúne com o Governo para discutir nova lei da imigração no desporto

O Governo apresentará na terça-feira uma solução para diluir o impacto da nova legislação sobre a imigração no desporto, numa reunião que vai ter a presença da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), informou hoje o organismo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/07/2024 21:22 ‧ 22/07/2024 por Lusa

Desporto

Liga Portugal

Numa nota de imprensa publicada no seu sítio oficial na Internet, a entidade liderada por Pedro Proença revelou que foi convocada pelo Executivo presidido por Luís Montenegro para uma reunião, que começará às 17:30, na qual o Governo "se propõe a apresentar a solução" para resolver os efeitos provocados pelo decreto-lei n.º 37-A/2024 no desporto.

 

"A LPFP e os clubes continuam a acreditar numa solução sustentada e eficaz, capaz de dar resposta estrutural ao impacto da recente alteração à legislação, que está já a afetar gravemente a capacidade de atuação de clubes no mercado, mas reforça igualmente a necessidade de urgência na resolução de uma matéria que ameaça a sustentabilidade e competitividade do futebol profissional, sobretudo no panorama internacional", observou.

Fonte da secretaria de Estado do Desporto disse à agência Lusa que a sessão vai contar igualmente com a participação de vários Ministérios e das federações desportivas, tendo em conta a extinção da manifestação de interesse na nova legislação sobre a imigração.

Já na quarta-feira, a LPFP reunirá com as 34 sociedades desportivas da I e II Ligas para discutir a proposta do Governo, numa altura em que restam sensivelmente seis semanas até ao encerramento da janela de transferências de verão, previsto para 02 de setembro.

Em 03 de junho, o Governo pôs termo à manifestação de interesse na regularização dos estrangeiros em Portugal, ao exigir aos imigrantes que iniciem antes da sua chegada ao país o processo de regularização da permanência em consulados ou embaixadas lusas.

Doze dias depois, numa carta dirigida ao secretário de Estado do Desporto e ex-dirigente federativo, Pedro Dias, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) mostrou-se apreensiva com essa alteração legislativa, que foi ratificada em Conselho de Ministros, e lembrou os seus efeitos, interrogando a hipótese de "ser utilizado um regime de exceção já previsto".

Já a LPFP pediu uma "solução urgente", após ter estado reunida de emergência com os clubes e participado numa sessão com o secretário de Estado do Desporto, o secretário de Estado-Adjunto da Presidência do Conselho de Ministros, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e cinco federações - futebol, andebol, basquetebol, patinagem ou voleibol.

De acordo com a entidade de Pedro Proença, o desporto exigiu nessa reunião "que seja respeitada a sua especificidade e liberdade para desenvolver a sua atividade de forma ágil, em concorrência justa e leal com os demais intervenientes, incluindo internacionais".

Na semana passada, o secretário de Estado do Desporto disse que o Governo estava a solucionar as preocupações de federações e clubes desportivos ocasionados pelo fim da manifestação de interesse na regularização de estrangeiros, recurso legal que permitia a normalização dos processos para quem chegasse com visto de turista ao território luso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas