Ligas Europeias e FIFPro vão apresentar queixa contra a FIFA

As Ligas Europeias de futebol e a Federação Internacional das Associações de futebolistas (FIFPro) vão apresentar à Comissão Europeia uma queixa conjunta contra a FIFA, face ao congestionamento unilateral dos calendários.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/07/2024 12:41 ‧ 23/07/2024 por Lusa

Desporto

FIFA

O avanço para a via legal ocorre depois de vários alertas dirigidos em maio ao organismo do futebol mundial, para que refletisse sobre aquilo que as Ligas Europeias -- organismo presidido por Pedro Proença - e a FIFPro entendem ser um "abuso inerente", com o alargamento do Mundial e do Mundial de clubes.

 

"O calendário internacional de jogos está atualmente saturado e é insustentável para as Ligas nacionais e para a saúde dos jogadores. As decisões adotadas pela FIFA favoreceram as suas próprias competições e interesses comerciais", expressou o comunicado conjunto das Ligas Europeias e FIFPro.

Na mesma nota referem, que a FIFA "negou-se sistematicamente a incluir as Ligas nacionais e os sindicatos de jogadores no processo de tomadas de decisão" e que existe uma oposição a um calendário definido "de forma unilateral".

"A ação judicial é agora o único passo responsável para que as Ligas Europeias e os Sindicatos dos Jogadores protejam das decisões unilaterais da FIFA o futebol, o seu ecossistema e a sua força de trabalho", adiantam.

Esta ação, que pretende demonstrar que a conduta da FIFA infringe as regras da União Europeia, com abuso de posição dominante, decorrerá em paralelo com ações interpostas no tribunal de comércio de Bruxelas pela Liga espanhola e pelos Sindicatos de jogadores de Inglaterra, França e Itália.

Entretanto, a FIFA reagiu às intenções das Ligas e FIFPro, lembrando que o atual calendário "foi aprovado por unanimidade do Conselho da FIFA, formado por representantes de todos os continentes, incluindo a Europa, e após consulta abrangente e inclusiva da FIFPro e das Ligas".

A FIFA acusa também algumas Ligas europeias, "elas próprias organizadoras e reguladoras de competições, de agirem por interesse comercial, com hipocrisia e sem consideração por todos os outros no mundo".

"Essas Ligas, aparentemente, preferem um calendário repleto de jogos particulares e digressões no verão, envolvendo muitas vezes viagens pelo mundo", criticou o organismo, acrescentando que é seu dever "proteger os interesses gerais do futebol em todos os lugares".

Leia Também: Portugal desce do sexto para o oitavo lugar no ranking da FIFA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

É oficial. Renault divulga o preço do exclusivo Renault 5 Turbo 3E

Renault

É oficial. Renault divulga o preço do exclusivo Renault 5 Turbo 3E

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas