Foi com nota muito positiva que o FC Porto ultrapassou, na tarde de terça-feira, o ensaio mais exigente na preparação para a temporada 2024/25, ao derrotar o campeão austríaco Sturm Graz, por 2-0. E que permitiu aos portistas continuarem sem perder na pré-época.
Na Merkur-Arena, em Graz, os portistas fecharam o estágio na Áustria com a sétima vitória em outros tantos jogos realizados até agora. O sérvio Marko Grujic (33 minutos) e o inglês Namaso (55') decidiram o quarto e último particular - e terceiro à porta aberta - inserido neste período em solo austríaco, que dura desde 15 de julho e terminará na quarta-feira.
Os dragões estiveram exemplares no processo defensivo, contornando desde cedo a pressão do Sturm Graz, e foram muito eficazes numa zona mais adiantada do terreno, pecando por curta a vantagem.
Apesar da nota positiva, referir que, dada a escassa utilização das opções que estavam no banco de suplentes, os pupilos de Vítor Bruno foram perdendo clarividência na última meia hora e permitiram várias ocasiões à equipa da casa. Ainda assim, sem problemas para a baliza dos azuis e brancos.
O FC Porto regressa agora a Portugal e termina a sua preparação no domingo, ao receber o vice-campeão saudita Al Nassr, de Luís Castro, Cristiano Ronaldo e Otávio, no encontro de apresentação aos sócios e adeptos, no Estádio do Dragão.
'Ouro da casa' em plano de evidência
Gonçalo Borges
Foi a figura do encontro. Depois do grande golo frente ao Áustria Viena, o extremo está com mais confiança e com vontade de mostrar serviço a Vítor Bruno na pré-temporada. Contou com dois remates perigosos e assistiu para o golo de Namaso.
Martim Fernandes
Foi opção por diversas vezes no lado direito da defesa na época passada, mas nesta pré-temporada tem mostrado credenciais à esquerda. Esteve a um grande nível e a assistência para o golo inaugural de Grujic foi soberba.
Outros destaques e proscritos recuperados
Marko Grujic nem sempre jogou com a maior regularidade sob a orientação de Sérgio Conceição, mas vai merecendo a confiança de Vítor Bruno. Formou um miolo mais sólido ao lado do argentino Alan Varela e provou que pode ser uma alternativa segura. Também o inglês Namaso aproveitou a ausência de Evanilson, que, em condições normais, deverá ser o titular na posição 9, para causar boas impressões. Somou mais um golo para a conta pessoal e provou ser uma boa opção para este esquema tático mais móvel.
Limitado a nível financeiro, e sem reforços apresentados, Vítor Bruno também se tem socorrido de jogadores que outrora não contavam para Conceição. David Carmo esteve no onze inicial ao lado de Zé Pedro e apresentou-se a bom nível, assim como o titular Iván Jaime. Fran Navarro e André Franco entraram nos minutos finais e não comprometeram.
Leia Também: FC Porto fecha estágio austríaco 'sem espinhas' (e com registo impecável)