O Girondins de Bordeaux comunicou, esta quinta-feira, a decisão de abandonar o estatuto de profissional, já depois de ter visto confirmada a despromoção à terceira divisão francesa.
Em estado de falência, o histórico clube francês vincou não ter manobras financeiras para corresponder às exigências do futebol profissional, pelo que os jogadores do plantel ficarão livres no mercado. Além disso, o emblema de Bordéus vai ainda perder o centro de formação, embora a intenção passe por continuar a apostar no futebol jovem, num "processo de reestruturação".
"Após a confirmação da decisão da DNCG de relegar o FC Girondins de Bordeaux para o National 1, o Clube entrou terça-feira com pedido de falência no Tribunal Comercial de Bordéus, para iniciar a reestruturação necessária. Consequentemente, o Tribunal de Comércio pronunciará muito em breve a abertura de um processo colectivo que resultará automaticamente na perda do estatuto profissional do Clube. Assim, dados os prazos muito curtos antes do início da época Nacional 1, o Clube teve que desistir de solicitar a manutenção do seu estatuto profissional, caso contrário teria que voltar a comparecer perante a DNCG com um orçamento que não correspondia a a realidade futura do Clube, o que poderia ter levado a pesadas sanções adicionais. É uma decisão difícil que antecipa uma consequência inevitável do processo de reestruturação em curso. Embora o centro de treinamento feche como resultado, o Clube continuará a promover as equipes juvenis", pode ler-se no comunicado.
"O esforço de transparência perante as autoridades do futebol francês sobre qual será a situação real do clube nos próximos dias e semanas deve, em particular, permitir limitar as consequências desportivas desta situação, tendo o clube como objetivo de evoluir no National 1 na próxima época, para permitir, o mais rapidamente possível, o regresso do clube, com finanças limpas e ambição renovada, ao mais alto nível", concluiu o Bordeaux.
COMMUNIQUÉ DU CLUB ️
— FC Girondins de Bordeaux (@girondins) July 25, 2024
Suite à la confirmation de la décision de la DNCG de reléguer le FC Girondins de Bordeaux en National 1, le Club a, ce mardi, déposé le bilan auprès du Tribunal de Commerce de Bordeaux, afin d’entamer la restructuration nécessaire.
En conséquence, le… pic.twitter.com/arDAXoIVFe
Leia Também: Chegou a hora dos Jogos Olímpicos. Aí está o calendário dos portugueses