Dos escalões inferiores do futebol português ao estrelato do futebol mundial. Jota Silva passou do Sousense ao Nottingham Forest, da Premier League, em cinco anos, tendo assinado, esta quinta-feira, um contrato válido até junho de 2028.
A equipa orientada pelo também luso Nuno Espírito Santo desembolsou um total de sete milhões de euros pelo passe do jogador natural de Gondomar, precisamente, no dia em que este festejou o 25.º aniversário, podendo este valor ascender aos 12 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Segundo foi possível ao Desporto ao Minuto apurar, para a conclusão deste negócio, foi fundamental a posição do Casa Pia, antigo clube do avançado, que aceitou reduzir de 50 para 40% a 'fatia' a que teria direito na sequência desta operação.
Assim sendo, os gansos irão encaixar, no imediato, três milhões de euros, ao passo que os restantes quatro milhões de euros irão 'engordar' os cofres do conjunto minhoto. No entanto, esta 'partilha de bens' não se ficou por aqui.
Vitória SC e Casa Pia asseguraram, ainda, o direito a receberem, cada um, 10% de uma futura venda do internacional português, conseguindo, desta maneira, salvaguardar-se perante um eventual 'salto' do próprio.
Leia Também: Oficial: Jota Silva deixa o Vitória SC rumo à Premier League