De 'cambalhota'. FC Porto vence a Supertaça e é o rei do futebol nacional

Primeiro troféu da época vai para o Norte. O Sporting esteve a ganhar, mas os dragões deram a volta ao marcador já no prolongamento.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
03/08/2024 23:03 ‧ 03/08/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Supertaça

O FC Porto conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, este sábado, ao vencer o Sporting por 4-3, no Estádio Municipal de Aveiro.

 

Com este troféu, os dragões passam a somar 85 títulos, superando os 84 do palmarés do Benfica, e tornam-se no clube português com mais competições ganhas.

Máxima intensidade 'atropelou' estratégia de Vítor Bruno

Quem viu os primeiros cinco minutos não esperava que, ao sexto, o Sporting marcasse o primeiro golo. Martim Fernandes provocou o primeiro susto do FC Porto, num remate que passou por cima, logo no arranque do jogo, enquanto que Danny Namaso tentou um  'chapéu' de longe após um erro de Debast, que perdeu a bola a passe de Kovacevic.

Ainda assim, e apesar destas duas oportunidades, foi Gonçalo Inácio a inaugurar o marcador. Pedro Gonçalves recebeu a bola na sequência de um canto curto e cruzou para a área, com a bola a encontrar o central português. Inácio subiu 'ao primeiro andar' e atirou sem hipótese para Diogo Costa. O Sporting estava a ganhar.

A parceria entre Gyokeres e Pedro Gonçalves promete continuar a ser de enorme sucesso na nova época caso o avançado sueco se mantenha em Alvalade. Ao nono minuto, o goleador deu uma arrancada que deixou a defesa do FC Porto a 'ver navios' e, já na área, deixou para Pote, que finalizou com um remate rasteiro (2-0).

Aos 24’ chegou o 3-0. Gyokeres voltou a oferecer mas, desta vez, a Geovany Quenda. O jovem de apenas 17 anos rematou de pé esquerdo para junto do poste e Diogo Costa nada conseguiu fazer.

Os jogadores do FC Porto começavam a sentir a frustração por não verem nenhuma das ideias em prática terem resultado, mas foi Galeno, aos 27', que devolveu alguma esperança. Debast falhou o alívio e a bola sobrou para o avançado brasileiro. Um toque leve bastou para bater Kovacevic.

 FC Porto com 'nova cara' na segunda parte

A palestra de Vítor Bruno ao intervalo produziu efeito. O novo treinador azul e branco lançou no jogo Eustáquio e Iván Jaime aos 63 minutos, alterações que bastaram para que o FC Porto demonstrasse um ritmo e uma ambição diferentes.

Nico González coroou uma boa exibição com um golo aos 64'. Gonçalo Borges encontrou espaço para cruzar e a bola foi até ao médio espanhol, que dominou e rematou com pressa (3-2).

Apenas dois minutos depois, Eustáquio entrou na área do Sporting sem pedir licença e cruzou para Galeno, que consumaria o bis e, simultaneamente, o empate (3-3), resultado que se manteria até ao final do tempo regulamentar.

Iván Jaime: de proscrito a herói

Rúben Amorim procurou contornar o cansaço evidenciado por Debast e fez entrar Diomande, que começou mal a sua participação no jogo. O terreno do Municipal de Aveiro parecia inclinado e só dava FC Porto, pelo que não foi surpreendente o golo de Iván Jaime, aos 101 minutos.

O espanhol rematou fora de área e a bola ressaltou no pé de Catamo antes de entrar na baliza. Kovacevic ficou mal na fotografia. 

Daí em diante, o FC Porto só precisou de defender e Vítor Bruno reforçou o setor com a entrada de David Carmo. O Sporting, já com poucos argumentos, ainda tentou alguns remates de longe, mas sem causar perigo. O troféu acabaria entregue à equipa que ao fim dos primeiros 24 minutos perdia por 3-0.

Momento do jogo: Ser Iván Jaime a resolver o jogo é o sinal perfeito de que o FC Porto vive novos tempos. O médio não entrava nas contas de Sérgio Conceição e foi, durante toda a pré-época, aposta de Vítor Bruno. Acabou por ser ele a marcar o golo da vitória.

Onzes

Sporting: Vladan Kovacevic; Geovany Quenda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Genny Catamo; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Suplentes: Franco Israel, Marcus Edwards, Iván Fresneda, Daniel Bragança, Ousmane Diomane, Mateus Fernandes, João Muniz, Ricardo Esgaio e Rodrigo Ribeiro.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes; Alan Varela, Marko Grujic, Nico González; Gonçalo Borges, Wanderson Galeno e Danny Namaso.

Suplentes: Cláudio Ramos, Stephen Eustáquio, Vasco Sousa, Iván Jaime, André Franco, Fran Navarro, David Carmo, Toni Martínez e Gonçalo Sousa.

Antevisão

A época 2024/25 em Portugal arranca oficialmente este sábado, assim que for dado o apito inicial da Supertaça Cândido de Oliveira, que irá opor Sporting e FC Porto no Estádio Municipal de Aveiro.

Este é o primeiro duelo entre as duas equipas depois da final da Taça de Portugal, disputada no passado dia 26 de maio, com o troféu, dessa vez, a ser entregue aos azuis e brancos, depois de um triunfo por 2-1.

Nesse final de tarde que não parece assim tão longínquo, Evanilson e Taremi marcaram para o FC Porto, sendo que este último deixou a equipa neste mercado para se juntar, a custo zero, ao Internazionale. Para o Sporting marcou St. Juste, que não joga a Supertaça devido a lesão.

Fique com o Desporto ao Minuto e não perca nenhuma incidência deste Clássico, o primeiro da nova época.

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Luis Súarez ajuda a travar tentativa de suicídio no Uruguai

Uruguai

Luis Súarez ajuda a travar tentativa de suicídio no Uruguai

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Dakar2025: Portugueses atrasam-se na primeira parte da etapa de 48 horas

Dakar2025

Dakar2025: Portugueses atrasam-se na primeira parte da etapa de 48 horas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas