A seleção de basquetebol do Sudão do Sul despediu-se, este sábado, do torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris, ao sair derrotado do encontro dos oitavos de final, perante a Sérvia, por 96-85.
Uma partida recheada de polémica, que levou o treinador do país africano, Royal Ivey, a tecer duras críticas à arbitragem: "Eles tiveram 31 lançamentos livres, e nós seis. Contemos a história, a história verdadeira, porque isto é uma farsa. Como é que eles têm 31 lançamentos livre e nós seis? Como?".
"Eu sei que a Sérvia é conhecida pelo basquetebol, têm sido ótimos durante largos anos. A maneira e o estilo como jogam... É quase como se o árbitro os conhecesse", acrescentou o presidente da Federação, Luol Deng, citado pela estação televisiva ESPN.
"Não sei por que é que não há árbitros africanos nos Jogos Olímpicos. Estamos em 2024. Se estamos a representar o continente, temos de estar representados na totalidade. Isso é algo sobre o qual temos de continuar a trabalhar", completou.
Leia Também: Inacreditável. A foto com Wembanyama que já é viral nas redes sociais