Portugal conquistou, ao início da manhã desta segunda-feira, o sexto diploma nos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris, ao terminar a competição de estafeta mista de triatlo na quinta posição da tabela.
A equipa formada por Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé cruzou a linha da meta em 1:27:08 horas, na sequência de uma participação que superou, em larga medida, as expetativas, de tal maneira que chegou mesmo a estar inserida na disputa pelas medalhas, que falhou por pouco.
Os alemães Tim Hellwig, Lisa Tertsch, Lasse Luehrs e Laura Lindemann arrecadou o ouro, com um registo de 1:25:39 horas, tendo sido necessário recorrer ao 'photo finish' para perceber a vantagem sobre os Estados Unidos da América (prata) e a Grã-Bretanha (bronze).
Portugal junta estes diplomas olímpicos aos já alcançados no triatlo (já lá vão três), na ginástica, no ciclismo e no tiro. A única medalha continua a pertencer à judoca Patrícia Sampaio, que, recorde-se, conquistou o bronze, na categoria de até 78 quilogramas de peso.
Leia Também: Triatlo procura diploma em dia de final olímpica para Irina Rodrigues