É com 'honras' de campeão que a edição 2024/25 da I Liga arranca esta sexta-feira. O Sporting recebe, no Estádio de Alvalade, um renovado Rio Ave, naquilo que promete ser um encontro que irá animar a capital lisboeta nesta reta final de semana.
Após um início oficial de época com uma desilusão na Supertaça diante do eterno rival FC Porto, que virou um resultado de 3-0 ao intervalo para a vitória 4-3 no prolongamento, a equipa de Rúben Amorim tenta começar bem a defesa do título de campeão.
Do outro lado estará um Rio Ave recheado de caras novas. Luís Freire recebeu muitos 'trunfos' neste mercado de transferências e promete fazer vida difícil ao campeão ao título.
O encontro entre o Sporting e o Rio Ave tem apito inicial agendado para as 20h15 desta sexta-feira e será ajuizado pelo árbitro João Gonçalves, da AF Porto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim:
Rio Ave pode surpreender em Alvalade? "Acho que sim, porque o treinador é muito bom e mudou a forma de jogar para a segunda volta em Vila do Conde. Jogou com o Úmaro a ala por dentro, mas a esticar muito o campo. Por isso é que acho que vai haver alguma coisa nova na equipa que nos pode surpreender. Mudaram as caraterísticas dos jogadores, têm mais jogadores de posse do que de velocidade. Têm saída a quatro com um médio defensivo, são bons nas bolas paradas. Estamos preparados para tudo, mas queremos implementar o nosso jogo."
Kovacevic e Debast têm confiança do treinador e vão ser titulares? "Não vou dizer quem vai ser titular, mas têm toda a confiança do treinador como tinham antes da Supertaça. O importante é os jogadores conhecerem o treinador. Vocês farão a vossa avaliação, eu estou zero preocupado porque eles conhecem-me. Com o meu historial, estar a culpar um jogador ou a tirá-lo à primeira coisa que acontece... Não é normal. Eles têm a confiança do treinador, confiam no treinador, e vai correr tudo bem."
Poucas alternativas de peso a Gyokeres: "Foi o que falámos no início antes da Supertaça. Acho que o plantel pode melhorar. Estamos a fazer por isso, mas como sabem temos alvos bem definidos e não desistimos deles até que seja impossível. Não estou mais ou menos preocupado. Queremos melhorar o plantel mas temos equipa para vencer o próximo jogo. Ioannidis? Não falei em nomes, vocês é que falaram. Vamos ver o que acontece."
Luís Freire:
Poderio do Sporting: "Têm uma grande equipa e grandes jogadores, são o campeão em título e com uma excelente equipa técnica. Mas não me fica bem estar a meter-me no papel dos outros. Quero a minha equipa focada em crescer e no que tem de fazer. A resposta do Sporting não depende de nós".
Equipa renovada em Vila do Conde: "O projeto do Rio Ave sofreu algumas mudanças, cabe-nos reconstruir o plantel. O objetivo final é fazer melhor que na época passada e ficar na primeira metade da tabela, mesmo sabendo que este ano zero do projeto queremos mais estabilidade do que na temporada anterior".
Conhecimento das ideias dos leões: "Conheço bem o Rúben Amorim e a sua equipa técnica, são amigos no futebol e pelas quais tenho grande respeito pelo trabalho que desenvolvem".
Últimos onzes
Sporting: Vladan Kovacevic, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves.
Rio Ave: Jhonatan Luiz, Renato Pantalon, Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, João Novais, Olinho, Amine Oudrhiri, Kiko Bondoso, Clayton Silva, Tiago Morais e Marious Vrousai.
Últimos resultados
Sporting: E-V-V-V-D
Rio Ave: V-D-D-E-D
Ausências
Sporting: St. Juste, Nuno Santos e Rafael Nel (lesão).
Rio Ave: Georgios Okkas (lesão).
Leia Também: Da polémica em Aveiro à semana mais difícil. Rúben Amorim anteviu Rio Ave