Foi um jogo de abertura de campeonato recheado de emoção e de magia. O Sporting iniciou a defesa do título de campeão nacional com uma vitória esclarecedora, esta sexta-feira, na receção ao Rio Ave (3-1), num encontro válido para a primeira jornada da I Liga.
Pedro Gonçalves foi a figura da partida com dois golos na primeira parte - um deles candidato a golo da temporada -, com o inevitável Gyokeres a fazer o terceiro numa noite de festa em Alvalade. Clayton foi o autor do golo de honra dos vilacondenses.
Filme do jogo:
Em relação à derrota na Supertaça Cândido de Oliveira diante do FC Porto, Rúben Amorim fez apenas uma alteração na equipa titular. Zeno Debast, que esteve em destaque pela negativa em Aveiro, deu lugar ao marfinense Ousmane Diomande.
A primeira parte ficou marcada por um Sporting que foi muito superior ao seu adversário. A velocidade dos atacantes sportinguistas foi demasiada para uma linha defensiva muito subida do Rio Ave, que se apresentou em Lisboa com muitas caras novas.
Mas foi mesmo uma cara antiga que abriu a contagem em Alvalade. Corria o minuto seis quando Pedro Gonçalves marcou o primeiro golo da edição 2024/25 da I Liga. Lançado de primeira pelo jovem Geovany Quenda, Viktor Gyokeres aproveitou um autêntico 'buraco' na defesa adversária para galgar metros e deixar a bola para o internacional português, que só teve de desviar para o fundo das redes à guarda de Jhonatan.
Em cima do minuto 20, Morita esteve perto de aumentar a contagem, mas o melhor momento da noite estava mesmo reservado para os 27 minutos. Aproveitando uma oferta de Jhonatan, Pedro Gonçalves encheu-se de fé e bisou em grande estilo com um chapéu do outro mundo que deitou Alvalade 'abaixo'.
À beira do intervalo, Gyokeres, cuja velocidade foi o principal quebra-cabeças para o setor mais recuado do Rio Ave, esteve perto de voltar a 'mostrar' a sua máscara. O sueco rodou sobre os adversários, foi até à linha de fundo e rematou já sem ângulo, obrigando Jhonatan a aplicar-se com uma boa defesa. E logo no arranque do segundo tempo, o nórdico atirou uma bola ao poste da baliza rioavista.
Luís Freire bem tentou mudar o rumo do jogo ao intervalo com a entrada de João Tomé, mas a verdade é que o Sporting quase não deixou o rival 'respirar'. Aos 63 minutos, Viktor Gyokeres faria mesmo o gosto ao pé na presente temporada. Após um remate desviado de Trincão, a bola 'pingou' para Gyokeres, que, de primeira, atirou para o fundo das redes, num lance em que Jhonatan voltou a não ficar nada bem na 'fotografia'.
O remate certeiro do sueco 'matou' este jogo de abertura da edição 2024/25 da I Liga, mas os campeões nacionais em título continuaram em ritmo elevado e podiam mesmo ter chegado à goleada. Trincão soltou a corrida de Gyokeres, que só pelo guarda-redes pela frente, atirou para uma boa defesa do brasileiro Jhonatan.
A reta final da partida ficou marcada por um ritmo mais baixo, típico deste arranque de época, e sem grandes oportunidades de perigo para nenhuma das equipas. Destaque para uma perdida de Trincão na cara do guardião contrário, ele que rematou rasteiro para uma defesa fácil de Jhonatan. Gyokeres também tentou voltar a 'molhar a sopa' aos 78 minutos, mas escorregou quando estava numa boa posição para marcar.
O melhor que o Rio Ave fez, e numa das poucas jogadas ofensivas que fez, foi marcar ao cair do pano e com um belo golo. Após driblar dois adversários, Clayton Silva fletiu para dentro e rematou em arco para o fundo da baliza de Kovacevic. O Sporting respondeu pelo jovem Rodrigo Ribeiro que, após passe de Bragança, rematou cruzado e a bola foi ao poste da baliza do Rio Ave.
Feitas as contas, o Sporting entra com o pé direito no campeonato e assume a liderança provisória da prova com três pontos. O Rio Ave é último sem qualquer ponto conquistado.
Momento do jogo: Que momento extraordinário de Pedro Gonçalves. Aproveitando um adiantamento de Jhonatan, o internacional português fez, certamente, um dos golos da época.
Equipas iniciais
Onze do Sporting: Kovacevic, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.
Suplentes: Franco Israel, Matheus, Debast, Marcus Edwards, Fresneda, Daniel Bragança, Mateus Fernandes, Ricardo Esgaio e Rodrigo Ribeiro.
Onze do Rio Ave: Jhonatan Luiz, Renato Pantalon, Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, João Novais, Olinho, Amine Oudrhiri, João Graça, Clayton Silva, Tiago Morais e Marious Vrousai.
Suplentes: Miszta, Patrick William, Rehmi, Vítor Gomes, Zoabi, Aguilera, Kiko, João Tomé e Fábio Ronaldo.
Antevisão
É com 'honras' de campeão que a edição 2024/25 da I Liga arranca esta sexta-feira. O Sporting recebe, no Estádio de Alvalade, um renovado Rio Ave, naquilo que promete ser um encontro que irá animar a capital lisboeta nesta reta final de semana.
Após um início oficial de época com uma desilusão na Supertaça diante do eterno rival FC Porto, que virou um resultado de 3-0 ao intervalo para a vitória 4-3 no prolongamento, a equipa de Rúben Amorim tenta começar bem a defesa do título de campeão.
Do outro lado estará um Rio Ave recheado de caras novas. Luís Freire recebeu muitos 'trunfos' neste mercado de transferências e promete fazer vida difícil ao campeão ao título.
O encontro entre o Sporting e o Rio Ave tem apito inicial agendado para as 20h15 desta sexta-feira, será ajuizado pelo árbitro João Gonçalves, da AF Porto, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.