FC Porto sentencia Gil Vicente ao 'inferno' e entra a ganhar na I Liga

Duas grandes penalidades ajudaram a construir a vitória de estreia dos dragões na nova edição do campeonato nacional.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
10/08/2024 22:31 ‧ 10/08/2024 por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu por 3-0 o Gil Vicente, este sábado, na primeira jornada da I Liga, apenas sete dias depois da conquista da Supertaça diante do Sporting.

 

O emblema gilista ressentiu-se da perda inesperada do treinador Tozé Marreco a dois dias da estreia no campeonato e os dragões 'vestiram-se' de diabos para sentenciarem o adversário a um 'inferno' do qual o novo timoneiro Bruno Pinheiro terá a responsabilidade de tentar sair.

É assim que se joga uma primeira parte

Vítor Bruno surpreendeu com algumas mexidas no onze e, desde logo, deixou dúvidas sobre como agiria a equipa nos processos defensivos no lado esquerdo, posição que começou por ser ocupada por Galeno. O brasileiro aceitou o desafio e foi 'dono e senhor' deste corredor, principalmente nos primeiros 45 minutos.

O FC Porto também parece ter aprendido a lição no jogo com o Sporting e procurou corrigir frente ao Gil Vicente a primeira parte trágica da Supertaça, marcada pelos três golos sofridos 'de rajada'. Desta feita, o foco foi entrar incisivo e a atacar muito pelas alas, com Nico Gonzalez a confirmar que é o 'faz tudo' deste conjunto, quer no ataque como na defesa, quando assim é preciso.

Foi precisamente o médio espanhol que surgiu na área em cima do minuto 30 e a bola rematada acabou desviada pela mão de Buatu. Galeno, chamado à conversão da grande penalidade, demonstrou frieza e atirou para o 1-0.

Nico Gonzalez, o novo 'maestro' azul e branco

O Gil Vicente veio do intervalo com intenções de contar uma outra história e começou logo com duas grandes oportunidades de golo. Ainda assim, do outro lado do campo continuava a aparecer Nico Gonzalez, que falhou por pouco um 'penálti em movimento', aos 50'

O conjunto gilista perdeu rapidamente o fôlego e voltou a deixar o adversário jogar. Seria assim, na primeira fila, que a equipa visitante assistiria ao segundo golo do FC Porto. Uma perda de bola permitiu um contra-ataque rápido liderado por Gonçalo Borges e Iván Jaime, bem posicionado, só teve de concluir uma boa jogada. Estava feito o 2-0.

O terceiro chegou novamente de grande penalidade. Nico Gonzalez foi derrubado na área pelo guarda-redes Andrew e Danny Namaso não desiludiu na marca dos 11 metros (3-0)

Com este resultado, o FC Porto arranca o campeonato com uma vitória e com três pontos, os mesmos que esta sexta-feira foram conquistados pelo campeão nacional Sporting, diante do Rio Ave (3-1).

Momento do jogo: O golo inaugural, aos 30 minutos, ajudou o FC Porto a relaxar e a esquecer a primeira parte da Supertaça. A partir daí foi sempre a subir.

Onzes iniciais:

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes; Zé Pedro; Otávio Ataíde; Galeno; Alan Varela; Eustáquio;  Nico González; Gonçalo Borges; Iván Jaime; Danny Namaso.

Suplentes: Cláudio Ramos; Marko Grujic; Pepê; Vasco Sousa; André Franco; Fran Navarro; João Mário; David Carmo; Evanilson.

Onze do Gil Vicente:  Andrew; Zé Carlos; Tidjany Touré; Dominguez; Aguirre; Fujimoto; Mory Gbane; Rúben Fernandes; Buatu; Da Cruz; Félix.

Suplentes: Brian; Diego Collado; João Pinto; Yaya; Gui Beleza; Josué; Depú; Felipe; Mutombo.

Antevisão

Sete dias após a conquista da Supertaça, diante do Sporting, o FC Porto volta a subir ao relvado mas, desta vez, com o foco no campeonato nacional.

Os dragões recebem em casa o Gil Vicente que, nos últimos dois dias, viveu uma espiral de emoções fortes. O treinador Tozé Marreco decidiu abandonar o comando técnico da equipa e foi substituído por Bruno Pinheiro, regressado a Portugal depois de uma passagem pelo Qatar.

A comandar o FC Porto está Vítor Bruno. O antigo treinador adjunto de Sérgio Conceição deseja que, depois da estreia de sonho diante dos leões, a campanha na I Liga comece da melhor forma possível, o que só se poderá verificar com uma vitória.

O duelo entre FC Porto e Gil Vicente tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado pelo árbitro Cláudio Pereira, da AF Aveiro, e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas