As notas do FC Porto-Gil Vicente: Assim se afunda uma equipa desnorteada

Dragões entraram a ganhar no campeonato, este sábado, motivados pela conquista da Supertaça diante do Sporting.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
11/08/2024 07:43 ‧ 11/08/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Análise

Com uma vitória convincente e indiscutível. Assim se estreou o FC Porto no campeonato nacional, ao bater o Gil-Vicente por 3-0, resultado que deixou ainda mais à deriva um 'barco' que já havia chegado ao Dragão desnorteado, na sequência da demissão inesperada do treinador Tozé Marreco a apenas dois dias deste jogo grande.

 

Motivado pela conquista da Supertaça no passado sábado, diante do Sporting, o conjunto treinado por Vítor Bruno entrou em campo com o objetivo de não repetir a primeira parte desastrosa diante do campeão nacional em título e, nesse sentido, foram feitas algumas alterações na defesa, que passou a contar com Galeno à esquerda, a percorrer todo o corredor de trás para a frente.

Se Galeno merecia um prémio pela forma como desempenhou esta nova função, então esse foi-lhe entregue em forma de um golo. Nico Gonzalez viu um remate à baliza ser desviado pela mão de Buatu e Galeno, na marca dos 11 metros, inaugurou o marcador.

Apesar do domínio azul e branco - ameaçado pelo Gil Vicente nos primeiros minutos da segunda parte - só aos 60' minutos se voltaria a gritar golo no Dragão. Assistido por Gonçalo Borges, Iván Jaime teve tempo e espaço para rematar (2-0) e o clube de Barcelos não conseguia ter argumentos para a intensidade da equipa da casa.

O ponto final no resultado surgiria aos 70' e novamente de grande penalidade. O irrequieto Nico Gonzalez surgiu na área e foi 'varrido' pelos braços do guarda-redes Andrew. Danny Namaso, chamado a converter, atirou para o 3-0.

Figura

Wenderson Galeno é craque. Foi lançado no jogo como lateral-esquerdo, com Vítor Bruno a somar-lhe tarefas defensivas à responsabilidade de levar perigo à baliza. Fez tudo bem e ainda marcou um golo (muito merecido).

Surpresa

Depois do golo decisivo na Supertaça, Iván Jaime voltou a sair do banco para marcar. Apesar de ter feito o 'gosto ao dedo' de penálti, também procurou o golo de outras formas. Para quem não era opção para Sérgio Conceição, o avançado espanhol parece ter começado a encontrar o seu espaço nesta equipa.

Desilusão

A aproximadamente 15 minutos do fim, Sandro Cruz podia ter condenado o Gil Vicente a uma goleada, ao ser expulso por acumulação de amarelos. Foi imprudente numa zona do campo e num momento de jogo que não mereciam tal agressividade.

Treinadores

Vítor Bruno: 

A aposta em Galeno para lateral-esquerdo foi inesperada e o novo treinador dos dragões já provou que gosta desta imprevisibilidade. Também não teve receio de, uma vez mais, deixar os internacionais regressados no banco e de apostar em jovens.

Carlos Cunha:

É difícil apontar o dedo a quem aceitou remediar num cenário difícil. Tozé Marreco deixou a equipa sem rumo e Carlos Cunha, em dois dias, pouco podia fazer. 

Arbitragem

Cláudio Pereira esteve bem e o entendimento com o VAR correu de feição. Ainda assim, podia ter deixado no bolso o cartão amarelo mostrado a Josué, aos 87'.

Leia Também: FC Porto sentencia Gil Vicente ao 'inferno' e entra a ganhar na I Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas