Sensivelmente três meses depois da derrota em Famalicão (2-0) que permitiu a festa do título do Sporting, o Benfica voltou a 'tropeçar' na deslocação ao reduto do clube minhoto, este domingo, novamente com um desaire por 2-0, na jornada inaugural da I Liga.
Numa primeira marcada pela nulidade ofensiva dos encarnados, foram os famalicenses a aproveitar, com um golo de Sorriso (12') a fazer toda a diferença na primeira parte.
Roger Schmidt tentou o 'tudo por tudo' no segundo tempo, mas da mesma forma que o Benfica ameaçou o empate, também esteve perto de sofrer o segundo, algo que acabou mesmo por acontecer em cima do minuto 90, com o tento sentenciador de Youssouf. É caso para dizer que as águias não aprenderam a 'Lição' e acabaram por arrancar o campeonato com... má 'Fama'.
Bastou um Sorriso até ao intervalo
Sem qualquer mexida em relação ao onze inicial que atuou na derrota frente ao Fulham (0-1), no último particular da pré-época, as águias sentiram dificuldades nos minutos iniciais e isso traduziu-se numa desvantagem ainda dentro do primeiro quarto de hora, num encontro em que Ángel Di María começou do banco e David Neres e Arthur Cabral ficaram fora da ficha de jogo.
Aos 12 minutos do encontro, um passe precioso de Óscar Aranda deixou Sorriso isolado, já depois de ter 'fugido' a Beste, acabando por inaugurar o marcador na cara de Trubin. As águias ficaram de tal forma em apuros que, até ao intervalo, não conseguiram criar oportunidades dignas de registo.
Apesar de alguns 'desenhos' no ataque do Benfica, a bola teimava em não chegar com perigo às mãos de Luiz Júnior, contrariamente ao que se ia passando do outro lado do campo, uma vez que Sorriso chegou a estar perto do bis… por duas vezes.
Golo sentenciador apareceu ao cair do pano
No regresso dos balneários, Roger Schmidt lançou Kokçu para render Prestianni (com queixas) e, já depois de ter visto Rochinha assustar Trubin, João Mário criou o primeiro grande lance de perigo, em cima da hora de jogo, a obrigar Luiz Júnior (finalmente) a aplicar-se.
Já com Marcos Leonardo e Álvaro Carreras em campo, Pavlidis chegou a estar perto do golo (sendo 'traído' pelo fora de jogo), mas Schmidt não quis perder mais tempo e, aos 72 minutos, lançou Di María - ele que, logo após ter entrado, quase apontou um golaço de livre direto.
Da mesma maneira que, na reta final, os recém-entrados Kokçu e Tiago Gouveia tentaram a sua sorte, também Óscar Aranda viu um remate bater com estrondo no poste, até que Youssouf, em cima do minuto 90, sentenciou as dúvidas, quando o Benfica procurava o empate.
Desta forma, o Benfica - ao contrário dos rivais Sporting e FC Porto - entra com o 'pé esquerdo' na edição 2024/25 da I Liga, enquanto o Famalicão cola-se ao topo logo na jornada inaugural do campeonato.
Onzes
Famalicão: Luiz Júnior, Calegari, Mihaj, Justin de Haas, Francisco Moura, Topic, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá, Rochinha, Sorriso e Aranda.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Morato, Beste, Florentino Luís, Aurnses, Leandro Barreiro, João Mário, Prestianni e Pavlidis.
Antevisão
O Benfica é o últimos dos 'três' denominados grandes do futebol português a estrear-se na versão 2024/25 da I Liga. Os encarnados defrontam, este domingo, o Famalicão, no Minho, num terreno onde não guardam boas memórias num passado recente.
É que há pouco mais de três meses o clube da Luz foi até casa dos famalicenses e perdeu por 2-0, uma derrota que afastou o Benfica do primeiro lugar e que entregou o título de campeão ao rival Sporting.
Agora, e depois de uma época aquém das expetativas dos seus adeptos, o Benfica começar a temporada a sério e com alguns ajustes no plantel. A saída de João Neves é o dado mais visível nos encarnados, que viram chegar Pavlidis, Jan Niklas Beste, Leandro Barreiro e Renato Sanches, que não irá a jogo.
Do outro lado estará uma equipa que costuma fazer vida difícil aos grandes nas visitas ao Estádio Municipal de Famalicão. Armando Evangelista manteve-se nos famalicenses, mas viu sair nomes de peso como Cádiz e Puma Rodríguez.
O encontro entre o Famalicão e o Benfica tem apito inicial agendado para as 18h00 deste domingo e contará com arbitragem de Fábio Veríssimo, da AF Leiria.
Leia Também: Famalicão-Benfica: Começar a sério... onde se entregou o título ao rival