O Vitória SC já sonha com a Liga Conferência Europa depois de vencer por 2-0 o Zrinjski, esta quarta-feira, no Estádio Dom Afonso Henriques, na primeira de duas mãos do play-off da competição.
O clube minhoto quis resolver cedo o encontro e na primeira parte criou várias situações de perigo, ainda que sem conseguir concretizar. Logo aos quatro minutos, um livre estudado deixou Nuno Santos em boa posição para marcar e a bola só não entrou na baliza porque encontrou, pela frente, um defesa do conjunto bósnio.
Tiago Silva, o jogador mais exuberante do Vitória SC na tarde desta quarta-feira, estava focado em dar espetáculo e, a abrir o segundo tempo, levou a bola a percorrer toda a grande área do Zrinjski até chegar a Ricardo Mangas, que rematou para o 1-0 (46’).
Apenas cinco minutos, os vimaranenses ampliariam a vantagem, desta vez por intermédio de Toni Borevkovic. Tiago Silva - novamente generoso - bateu o canto e encontrou a cabeça do defesa croata, tornando-se impossível para o guarda-redes Marko Maric evitar o segundo golo.
O terceiro tento da tarde seria o mais bonito de todos. João Mendes acreditou e tirou da cartola' o 3-0 final, através de um remate pleno de classe.
O Vitória SC vai agora voltar a concentrar-se no campeonato nacional, dado o encontro com o AVS no próximo domingo, na Vila das Aves. Só depois, na quinta-feira, jogará a segunda mão do play-off de acesso à fase regular da Liga Conferência Europa, já em casa do Zrinjski.
Onzes iniciais
Vitória SC: Bruno Varela, Alberto Baio, Jorge Fernandes, Borevkovic, João Mendes, Tiago Silva, Händel, Nuno Santos, Kaio César, Ricardo Mangas, Nélson Oliveira.
Suplentes: Charles, Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Marco Cruz, Manu, João Mendes, Telmo Arcanjo, Samu, Zé Carlos, Chuchu Ramírez, Bica.
Zrinjski: Maric, Memija, Barisic, Šunjic, Ticinovic, Savic, Ivancic, Posavec, Malekinusic, Cuze, Mulahusejnovic.
Suplentes: Sefo, Mlinar, Kis, Mamic, Ramic, Jakovljevic, Prskalo, Topic, Abdurahimi, Kozina, Rusevic e Camber.
Antevisão
É hora do tudo ou nada pelo acesso à Liga Conferência Europa. O Vitória SC recebe, esta quarta-feira, os bósnios do Zrinjski, em jogo a contar para a primeira mão do play-off da terceira maior competição europeia de clubes e as expetativas estão muito elevadas.
O registo 100% vitorioso de Rui Borges em jogos oficiais pelos minhotos leva os adeptos a acreditaram que não será este adversário a ameaçar aquela que pode muito bem ser a estreia de uma equipa portuguesa na fase regular da Liga Conferência. Na I Liga, o Vitória SC já soma seis pontos em dois jogos, enquanto que nas duas eliminatórias da competição europeia já disputadas foram deixados para trás o Floriana, de Malta, e o Zurique, da Suíça.
O encontro desta quarta-feira tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio D. Afonso Henriques, e será arbitrado pelo grego Vassilis Fotias. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, abaixo, as principais incidências do mesmo.