O Observatório do Futebol (CIES) publicou, esta quarta-feira, as conclusões de um estudo que apontam o Benfica como o maior dos 'esbanjadores' do desporto-rei, em Portugal, no que diz respeito à composição do plantel.
O organismo estima que a direção atualmente liderada por Rui Costa tenha investido qualquer coisa como 186 milhões de euros nos atuais jogadores, podendo esta verba ascender aos 216, milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos, o que o deixa na liderança isolada, no que ao plano nacional diz respeito.
Quando ao Sporting, gastou entre 159 e 187 milhões de euros. Valor consideravelmente inferior ao dos eternos rivais, mesmo que tenha despendido mais por reforço (11 milhões de euros) do que estes (9,4 milhões de euros).
O FC Porto, por seu lado, terá gasto 153 milhões de euros para 'montar' a atual equipa, valor ao qual há a acrescentar 15 milhões de euros, em bónus, o que resulta num investimento médio de 8,8 milhões de euros por jogador.
A nível global, a liderança destacada pertence ao Chelsea, com um plantel avaliado em até 1.140 milhões de euros. Seguem-se Manchester United (1.038 milhões de euros), Manchester City (1.017 milhões de euros) e Arsenal (798 milhões de euros).
Leia Também: De Gonçalo Inácio a Geny Catamo. Como o Sporting segurou as 'joias'