A solução estava mesmo no banco de suplentes. Portugal somou, este domingo, aquela que foi a sua segunda vitória na Liga das Nações. Na receção à Escócia no Estádio da Luz, a equipa das quinas deu a volta a uma entrada negativa e venceu por 2-1.
Cristiano Ronaldo começou o encontro no banco de suplentes, mas foi mesmo ele a resolver a partida na Luz. Depois de um golo a abrir de McTominay que 'calou' os adeptos nacionais, Bruno Fernandes, que faz anos este domingo, e Cristiano Ronaldo anotaram os golos da reviravolta dos lusitanos.
Filme do jogo
Em relação à equipa inicial que venceu a Croácia na passada quinta-feira, Roberto Martínez decidiu surpreender e fazer uma mini-revolução no onze. Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, 'riscado' do encontro, e o lesionado Vitinha saíram dos titulares para dar lugar a Diogo Jota, Nélson Semedo, António Silva e João Palhinha.
E pode mesmo dizer-se que esta aposta do selecionador nacional correu tudo menos bem. Logo aos sete minutos, a Escócia deitou um balde de água fria no Estádio da Luz. Na sequência de um cruzamento para o segundo poste, McTominay beneficiou da passividade da defesa contrária e abriu a contagem em Lisboa.
Estava feita a surpresa na capital portuguesa. E a verdade é que a equipa das quinas reagiu bem a este golo madrugador. Logo em cima do minuto 20, Rafael Leão testou a atenção de Angus Gunn com um remate rasteiro. Pouco depois, o mesmo Leão ofereceu o golo de bandeja a Diogo Jota, mas o jogador do Liverpool atirou por cima.
Em cima da meia-hora, nova ocasião de perigo para as cores nacionais. Bruno Fernandes encontrou Diogo Jota dentro da área, mas Gunn voltou a evitar males maiores. À beira do intervalo, Rafael Leão, um dos melhores nesta primeira parte, voltou a procurar o golo, mas o remate do avançado do AC Milan passou ligeiramente ao lado da baliza.
E tudo o aniversariante mudou
Decidido a conquistar os três pontos para continuar a carreira positiva na Liga das Nações, Roberto Martínez fez duas mexidas em tempo de descanso. Cristiano Ronaldo e Rúben Neves foram chamados a jogo, entrando para os lugares de Pedro Neto e Palhinha. Os frutos desta dupla mexida demoraram menos de dez minutos a acontecer.
Aos 54 minutos, houve momento de festejo português no Estádio da Luz. Rafael Leão assistiu o aniversariante Bruno Fernandes, que de fora da área atirou uma 'bomba' de pé esquerdo que só terminou no fundo da baliza da Escócia. Quando se esperava que este golo do empate levasse a seleção nacional para níveis de maior tranquilidade, a verdade é que foram os forasteiros a estarem mais perto do segundo. McTominay apareceu em boa posição para bisar ao minuto 74, mas Diogo Costa correspondeu com uma boa defesa.
Portugal respondeu com duas oportunidades de perigo e até houve quem, por instantes, tivesse gritado golo de Cristiano Ronaldo. Primeiro, o craque madeirense isolou João Félix, mas o avançado do Chelsea fez o mais difícil e permitiu a defesa a Gunn. Logo depois, aos 83 minutos, o esférico acabou mesmo por embater no poste por duas vezes Após um cruzamento de Diogo Dalot, João Félix cabeceou para uma grande intervenção do guardião escocês. Na recarga, Cristiano Ronaldo atirou ao poste, com muitos adeptos a celebrarem golo. A seleção insistiu, Bruno Fernandes cruzou e Ronaldo voltou a acertar no poste.
Depois deste lance inacreditável, eis que Cristiano Ronaldo marcou mesmo o golo 901 na carreira. Depois de uma investida de Nuno Mendes pela esquerda, o cruzamento é desviado por Diogo Jota. Cristiano Ronaldo, ao segundo poste, assinou a remontada na partida em cima dos 88 minutos. O capitão da equipa das quinas contrariou, assim, Roberto Martínez e mostrou ao selecionador nacional que não deve começar os jogos no banco de suplentes.
A partida não terminou sem uma situação um tanto ou quanto inusitada. Um adepto invadiu o relvado num momento em que Portugal contra-atacava e podia ter marcado um golo. O árbitro acabou por interromper o duelo por instantes até a situação normalizar.
Feitas as contas, Portugal segue seguro na liderança do grupo A1 com seis pontos em dois jogos, mais três do que Croácia e Polónia. A Escócia é última sem pontos conquistados.
Momento do jogo: A importância de Cristiano Ronaldo na seleção é inquestionável. Esteve ligado à maioria dos lances de perigo da equipa das quinas na segunda parte e marcou mesmo o golo que valeu o triunfo perto do minuto 90.
Equipas iniciais
Portugal: Diogo Costa, Nélson Semedo, António Silva, Rúben Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Diogo Jota e Rafael Leão.
Suplentes: José Sá, Rui Silva, Diogo Dalot, Cristiano Ronaldo, Pedro Gonçalves, João Félix, Renato Veiga, Tiago Santos, João Neves, Francisco Trincão, Rúben Neves e Geovany Quenda.
Escócia: Angus Gunn, Anthony Ralston, Grant Hanley, Scott McKenna, Andy Robertson, Billy Gilmour, Kenny McLean, Ryan Christie, Scott McTominay, John McGinn e Lyndon Dykes.
Suplentes: McCracken, Clark, Shankland, Doig, Barron, Porteous, Souttar, Doak, Morgan, Ryan Gauld, Conway e Johnston.
Antevisão
Portugal vai continuar a tentar fugir na liderança do Grupo A1 da Liga das Nações, na receção de domingo à Escócia, em jogo da segunda jornada para as duas seleções.
A seleção nacional joga pela segunda vez seguida no Estádio da Luz, depois da vitória inaugural contra a Croácia, e defronta um adversário 'ferido' depois do desaire com a Polónia na estreia.
Após o triunfo diante dos croatas, a seleção nacional pode reforçar o primeiro posto do agrupamento e ficar mais perto do apuramento. Para isso, terá de alcançar um triunfo diante de um rival que defrontou pela última vez há 30 anos, e esperar que os polacos sejam travados pelos croatas em Osijek.
É preciso recuar até abril de 1993 para encontrar a última vez que portugueses e escoceses se defrontaram em jogos oficiais. Na altura, e na qualificação para o Mundial'1994 nos Estados Unidos, algo que ambos falharam, os lusos venceram por 5-0. Na última partida que colocou frente a frente lusos e escoceses, em 2018, Portugal, sob o comando técnico de Fernando Santos, venceu em Glasgow, por 3-1.
O encontro entre Portugal e Escócia está agendado para as 19h45, igualmente no Estádio da Luz, terá arbitragem do italiano Maurizio Mariani e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Roberto Martínez afasta Gonçalo Inácio do Portugal-Escócia
Leia Também: E sem Vitinha? O onze provável de Portugal para o jogo com a Escócia