O Sporting 'meteu a quinta' na deslocação a Arouca, esta sexta-feira, com um triunfo sólido (0-3) na hora de consolidar a liderança da I Liga, beneficiando uma vez mais da veia goleadora do tridente ofensivo, antes do arranque das decisões da Liga dos Campeões.
O golo inaugural do encontro surgiu da cabeça de Pedro Gonçalves (24'), sendo que os companheiros de ataque trataram do resto no segundo tempo, primeiro com uma grande penalidade de Viktor Gyokeres (73') e depois num tento certeiro de Francisco Trincão (80').
Assim, a equipa de Rúben Amorim segue 'embalada' no trono do campeonato e vira agora atenções para o duelo frente ao Lille, em Alvalade, na Champions.
Um Pote oportuno
Sem ativar propriamente o 'modo poupança', Rúben Amorim promoveu cinco mexidas na sua equipa por comparação ao Clássico frente ao FC Porto (2-0), com as entradas de Franco Israel, Matheus Reis, Zeno Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança para os lugares de Vladan Kovacevic, Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma, Geny Catamo e Morita, respetivamente. Já do lado do Arouca, Gonzalo García tratou de mexer também em cinco peças, substituído Weverson, Matías Rocha, Sylla, Cristo González e Henrique Araújo por José Fontán, Loum, Dante, Ivo Rodrigues e Marozau.
É certo que os leões tiveram o domínio no primeiro tempo, mas a primeira ocasião de perigo até pertenceu aos arouquenses. Logo aos 23 segundos, Jason apareceu na cara de Franco Israel e atirou escandalosamente para cima, sendo que o Sporting não tardou em responder por intermédio de Gyokeres.
Sensivelmente a meio do primeiro tempo, apareceria Pedro Gonçalves no sítio certo, pouco dias após o regresso da seleção nacional, para abrir o ativo, de cabeça, na sequência de um cruzamento de Francisco Trincão. Até ao intervalo, a equipa de Rúben Amorim ainda tentou o segundo, primeiro por Pote e depois por Daniel Bragança, mas foi para o descanso com a vantagem pela margem mínima.
Gyokeres 'mata' e Trincão 'esfola'
Gonzalo García promoveu duas mexidas ao intervalo, com as entradas de Sulla e Trezza, sendo que até seria este último a ficar perto do empate, mas os campeões nacionais não tardaram em reagir… e com golos.
O primeiro alerta digno de registo surgiu no autogolo de Loum, sensivelmente à hora de jogo, quando tentou evitar o golo de Gyokeres, porém, o lance acabaria por ser invalidado por fora de jogo de Nuno Santos, após a longa espera 'promovida' pela análise das imagens no videoárbitro. Seria, ainda assim, uma questão de tempo.
Pouco depois, o VAR entrou em ação ao detetar uma mão na bola de Fukui, na grande área, com João Pinheiro a conceder penálti para a turma de Alvalade. Desta vez, Viktor Gyokeres sorriu ao converter o castigo máximo com sucesso, aos 73 minutos, chegando ao oitavo golo ao quinto jogo na I Liga.
Pegando na famosa expressão 'Um mata, o outro esfola', Francisco Trincão não quis ficar fora dos protagonistas e juntou-se ao sueco pouco depois, aos 80 minutos, tratando de assinar aquele que seria o 0-3 final, já com outros quatro jogadores em campo (Geny Catamo, Ousmane Diomande, Maxi Araújo e Morita) lançados por Rúben Amorim.
Desta forma, o Sporting chega aos 15 pontos em 15 possíveis, no topo do campeonato, numa altura em que leva um registo impressionante de 19 golos e duas assistências, aguardando por aquilo que vão fazer os rivais FC Porto (na partilha do segundo lugar com Famalicão, Santa Clara e Vitória SC, com nove pontos) e Benfica (na sétima posição, com sete pontos). Já o Arouca mantém-se imediatamente acima da linha de água, com três pontos no 15.º posto.
[Notícia atualizada às 22h23]
Leia Também: Quem mais? Pedro Gonçalves regressou da seleção e fez isto no Sporting
Leia Também: Um, dois, três. Francisco Trincão assina grande golo na Serra da Freita
Leia Também: 'Debulhadora' sueca volta a atacar. Gyokeres marca penálti polémico
Leia Também: Francisco Trincão pediu penálti neste lance. João Pinheiro mandou seguir
Leia Também: Sporting esteve perto de sofrer golo aos 23 segundos neste lance
Onzes
Arouca: Nico Mantl, Tiago Esgaio, Chico Lamba, José Fontán, Dante, David Simão, Loum, Taichi Fukui, Jason Remeseiro, Ivo Rodrigues e Marozau.
Sporting: Franco Israel, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Mateus Reis, Nuno Santos, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Antevisão
Após a paragem para compromissos internacionais, a I Liga está de volta e o Sporting é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em campo, esta sexta-feira, na visita ao reduto do Arouca, procurando 'meter a quinta' antes do arranque das decisões da Liga dos Campeões.
Os campeões nacionais seguem na liderança isolada do campeonato português, com quatro vitórias em quatro jogos, o último dos quais frente ao FC Porto (2-0), num Clássico que deixou os leões com mais três pontos do que o seu rival, além de Famalicão, Santa Clara e Vitória SC.
Já os arouquenses conseguiram um triunfo em quatro rondas disputadas, diante do Nacional (1-0), no último duelo disputado em casa, encontrando-se pouco acima da linha de água.
A equipa de Rúben Amorim sabe o que é 'tropeçar' na deslocação à Serra da Freita, bastando recordar a derrota por 1-0 em outubro de 2022, embora na época passada tenha respondido com um triunfo (0-3) na caminhada até ao 20.º título. O jovem técnico deverá encarar, assim, o jogo da 5.ª jornada com total foco, pensando apenas depois no duelo diante do Lille, em Alvalade, na próxima terça-feira.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira e contará com a arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Arouca-Sporting: Leão quer 'meter a quinta' antes da Liga dos Campeões