Samu salta do banco para garantir regresso do FC Porto às vitórias

Avançado espanhol, contratado ao Atlético de Madrid, marcou golo decisivo numa tarde de casa cheia no Dragão.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
15/09/2024 17:33 ‧ 15/09/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Farense (2-1), em jogo da 5.ª jornada da I Liga. Depois de ver os rivais diretos ganhar, em especial o Sporting, que se isolou, ainda mais, na liderança, os dragões tiveram de suar para levar de vencida uma resistência algarvia protagonizado por Ricardo Velho e os ferros da respetiva baliza. 

 

Samu Omorodion, um dos reforços de verão de Vítor Bruno, foi o grande herói da partida ao saltar do banco de suplentes para marcar o golo decisivo numa tarde de casa cheia no Estádio do Dragão. 

Os dragões esquecem assim a derrota em Alvalade, na última ronda, e regressam ao segundo lugar, no qual acumulam agora 12 pontos, a três do Sporting, que segue na liderança da tabela classificativa. 

Estádio do Dragão 'parou' para ovacionar Galeno aos 13 minutos

Estádio do Dragão 'parou' para ovacionar Galeno aos 13 minutos

Internacional brasileiro viu a transferência para o Al Ittihad cair mas recebeu grande apoio por parte dos adeptos portistas.

Notícias ao Minuto | 16:01 - 15/09/2024

Filme do jogo 

O FC Porto precisava de vencer para não deixar fugir o líder Sporting e Vítor Bruno não teve receio em promover as estreias de Nehuen Pérez e Francisco Moura e logo na condição de titular. 

Os dragões entraram motivados na partida, também por culpa da 'casa' cheia', e logo aos três minutos Ricardo Velho sofreu o primeiro susto, com João Mário a aparecer em boa posição, lançado por Iván Jaime, e acertar no poste. 

Menos de 10 minutos depois o FC Porto voltou a esbarrar no ferro, desta vez com Galeno a cruzar, na sequência de um canto, e com Ricardo Velho a defender um primeiro desvio de Nico. Na recarga, Otávio permitiu a defesa do guardião do Farense e acertou no poste na segunda tentativa. 

Apesar da boa entrada, os comandados de Vítor Bruno foram perdendo algum 'gás', talvez por culpa do calor que se ia fazendo sentir, e o Farense parecia estar confortável com o rumo do jogo. 

Ainda assim, continuava a ser o FC Porto quem estava mais perto do golo e Ricardo Velho ia adiando a vantagem portista. Aos 34 minutos, o guardião português assinou uma grande defesa após um golpe de cabeça de Nico e levou os adeptos portistas ao desespero. 

A tarde era mesmo de Ricardo Velho, que ia colecionando intervenções importantes, vencendo mais um duelo aos 40 minutos, altura em que foi a vez de dizer 'não' a Iván Jaime, novamente com uma grande defesa. 

Até ao intervalo, o FC Porto continuou em busca do golo, mas sem sucesso em visar a baliza algarvia, guardada de forma exímia por parte de Ricardo Velho. 

Artur Jorge 'varreu' Galeno e... José Mota também foi ao 'tapete'

Artur Jorge 'varreu' Galeno e... José Mota também foi ao 'tapete'

Treinador algarvio estava próximo da zona de ação e acabou por cair.

Notícias ao Minuto | 16:29 - 15/09/2024

Na segunda parte lá surgiram os golos e até nem foi preciso esperar muito. Logo aos 30 segundos (!) Marco Moreno agarrou-se demasiado à camisola de Galeno e foi assinalada uma grande penalidade, convertida, posteriormente, com sucesso pelo internacional brasileiro, que abriu assim o marcador no Dragão. 

Ao contrário do que podia prever, o Farense não se deixou ir abaixo e restabeleceu o empate pouco depois, com Tomané a aproveitar mais uma asneira de Otávio para marcar (51') e despejar um balde de água fria. 

O FC Porto teve de correr atrás do prejuízo, mas viu o ferro negar mais um golo. Aos 66 minutos, Nico González arriscou o remate a longa distância, mas a bola esbarrou no poste, tal como viria a acontecer, aos 71', a Galeno, que deixou a baliza de Ricardo Velho a abanar por alguns segundos. 

Vítor Bruno, em busca da vitória, mexia na equipa e fazia entrar, num primeiro momento Samu Omorodion e André Franco, retirando Namaso e Iván Jaime, antes de lançar Martim Fernandes e Gonçalo Borges, para os lugares de Francisco Moura e João Mário. 

As apostas do treinador portista acabariam por trazer frutos, quando aos 75 minutos Omorodion aproveitou uma defesa incompleta de Ricardo Velho para se estrear a marcar com a camisola do FC Porto ao mesmo tempo que devolveu a vantagem aos portistas. 

Até ao apito final, as duas equipas até tiveram chances de dar mais colorido ao marcador, mas o resultado não mais se alterou e confirmou-se, assim, o regresso do FC Porto às vitórias. 

O FC Porto continua invicto em casa, com mais um triunfo, ao passo que o Farense afunda-se cada vez mais no fundo da tabela classificativa, somando cinco derrotas em outras tantas rondas.

Momento do jogo: O golo de Samu, aos 75 minutos, fez os adeptos respirar de alívio, uma vez que a muralha erguida por Ricardo Velho, bem como o golo de Tomané, tornavam tudo mais complicado.

Equipas iniciais 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Otávio, Nehuen Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico, Pepê, Iván Jaime, Galeno e Namaso

ONZE DO FARENSE: Ricardo Velho, Pastor, Artur Jorge, Raúl Silva, Marco Moreno, Poloni, Miguel Menino, Cláudio Falcão, Rafael Barbosa, Merghem, Tomané

Antevisão

O FC Porto regressa, este domingo, ao Estádio do Dragão para receber o Farense, em jogo da 5.ª jornada da I Liga, estando obrigado a ganhar por conta do risco de ver o Sporting ficar ainda mais longe no topo da tabela classificativa. 

Do outro lado está uma formação algarvia que ocupa a última posição do campeonato e que só soma derrotas nesta nova época, tendo apenas marcado um golo contra 10 sofridos. 

O pontapé de saída da partida entre FC Porto e Farense está agendado, de forma algo rara, para as 15h30, e poderá acompanhar todas as incidências em direto no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Vítor Bruno tem duas surpresas 'no bolso' para o FC Porto-Farense

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas