Aliança turca dá frutos e Benfica começa Champions com triunfo

Águias sofreram em Belgrado, mas conquistaram os primeiros pontos na competição.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
19/09/2024 19:41 ‧ 19/09/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica começou da melhor forma a campanha na Liga dos Campeões ao vencer o Estrela Vermelha por 1-2, esta quinta-feira, no Estádio Rajko Mitić, na Sérvia. A entrada fulgurante das águias confirmou o favoritismo já esperado e a noite foi de glória para os jogadores turcos do plantel.

 

Depois de iniciar o jogo com um domínio absoluto e uma sede visível de começar a ganhar cedo (e, assim, 'vingar' a derrota na última deslocação a Belgrado, em 1984) o Benfica chegou ao golo muito cedo e perto da meia hora de jogo dilatou a vantagem que só seria reduzida já no final.

Com este triunfo, as águias juntaram-se ao 'pelotão' da frente, do qual também faz parte o Sporting, que bateu o Lille esta terça-feira. O próximo jogo do Benfica na Liga dos Campeões, recorde-se, será a 2 de outubro, em casa, frente ao Atlético de Madrid.

Dominar cedo e cedo marcar, dá pontos e faz brilhar

O Estrela Vermelha sentiu dificuldades em suster a pressão inicial exercida pelo Benfica e o marcador acabou por ser inaugurado logo ao minuto nove, por intermédio de Kerem Akturkoglu, a nova estrela dos adeptos encarnados. O avançado, de 25 anos, marcou no segundo jogo consecutivo e, desta vez, contou com assistência de Alexander Bah, que sairia do relvado pouco tempo depois.

O Estrela Vermelha tentava levar perigo até à baliza de Trubin e ao ser incapaz de assustar a defensiva encarnada, acabou mesmo por sofrer o 0-2. Peter Olayinka fez falta e, na conversão do livre, Orkun Kokcu atirou direto para o fundo das redes. O guardião Omri Glazer não se mexeu.

Apesar de sorrir perante o resultado positivo, Bruno Lage levou as mãos à cabeça ao minuto 37’, quando foi obrigado a substituir Alexander Bah. O lateral-direto dinamarquês sofreu uma entrada dura e ficou a queixar-se do joelho esquerdo. Pouco depois, foi transportado para fora do relvado num carro-maca e deu lugar à estreia de Kaboré, jogador emprestado pelo Manchester City.

Na segunda parte, a história foi outra

Basta olhar para as estatísticas para perceber que o Benfica voltou do balneário menos inspirado para os últimos 45 minutos. O ímpeto do primeiro tempo deu lugar a algum nervosismo e as várias oportunidades criadas contrastam com as poucas que surgiram após o intervalo.

Por outro lado, o Estrela Vermelha foi crescendo no jogo e usufruiu da estreia pouco inspirada de Kaboré para deixar alguns alertas a Trubin. O lateral do Burkina Faso, de resto, deixou Bruno Lage a pensar na vida ao minuto 65’, quando foi amarelado e fez temer que a agitação comprometesse a vantagem do Benfica.

Lage decidiu, ainda assim, manter Kaboré em campo e optou por fazer descair Akturkoglu para o corredor direito e dar algum apoio ao estreante, o que até pareceu produzir resultados.

Com a reta final a afigurar-se alucinante, o Benfica sofreu um susto e chegou a temer o pior. Ao minuto 86’, Cherif Ndiaye assistiu Milson, com este a precisar apenas de atirar para o 1-2.

O treinador das águias recusou deixar fugir a vitória e fez três mexidas de uma assentada. Ao lançar no encontro Beste, Amdouni e Leandro Barreiro, o Benfica conseguiu respirar e segurou com 'unhas e dentes' os três pontos.

Momento do jogo: A saída forçada de Alexander Bah levanta preocupações na equipa da Luz. Kaboré, que chega à Luz cedido pelo Manchester City, ainda parece longe de estar preparado para a pressão de jogar num 'grande' e não soube esconder o nervosismo, o que podia ter comprometido a exibição do Benfica.

Onzes iniciais

Estrela Vermelha: Omri Glazer, Ognjen Mimovic, Uros Spajic, Nasser Djiga, Young-Woo Seol, Mirko Ivanic, Timi Elsnik, Nemanja Radonjic, Rade Krunic, Peter Olayinka e Bruno Duarte.

Suplentes: M. Ilić, Guteša, Kanga, Ndiaye, Dálcio Gomes, Leković, 
Felício Milson, L. Ilić, Drkušić, Radonjić, Prutsev. 

Benfica: Trubin, Bah, Otamendi, António Silva, Carreras, Florentino, Kokçu, Rollheiser, Di María, Pavlidis e Akturkoglu.

Suplentes: Samuel Soares, André Gomes, Amdouni, Aursnes, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Prestianni, Kaboré, Beste, Tomás Araújo, A. Bajrami. 

Antevisão

O Benfica estreia-se na presente edição da Liga dos Campeões esta quinta-feira, com uma deslocação ao terreno do Estrela Vermelha, em Belgrado, capital da Sérvia.

Agora com Bruno Lage ao 'leme' (e depois de uma vitória que deu esperança aos adeptos no último sábado, frente ao Santa Clara), os encarnados procuram confirmar que se encontram numa fase mais positiva e, por isso, só a vitória interessa no arranque da participação na 'liga milionária'.

O jogo tem início marcado para as 17h45, no Estádio Rajko Mitic, e será apitado pelo inglês Michael Oliver. Acompanhe, abaixo, todas as incidências com o Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estrela Vermelha-Benfica: 'Inferno' sérvio espera uma equipa renovada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas