O Sporting continua o seu passeio invicto e cem por cento vitorioso na I Liga. Os campeões nacionais receberam e venceram, este domingo, o AVS, por 3-0, festejando o sexto triunfo em outras tantas jornadas já disputadas no campeonato nacional.
Harder abriu a contagem e Gyokeres bisou em pleno Estádio de Alvalade, em mais uma noite inspirada dos comandados de Rúben Amorim.
Filme do jogo
Com sete ausências entre o plantel, algumas delas de jogadores que costumam ser titulares, Rúben Amorim foi forçado a fazer mexidas na equipa inicial. Além da estreia de Harder a titular, Matheus Reis, Daniel Bragança e Nuno Santos regressaram ao onze para os lugares de Gonçalo Inácio, Morita e Geny Catamo.
E foi mesmo uma das apostas de Amorim no onze que fez mexer o marcador pela primeira vez. Conrad Harder não podia pedir melhor jogo de estreia, já que abriu a contagem no Estádio de Alvalade aos 15 minutos de jogo. Servido pelo compatriota Hjulmand, o jovem dinamarquês surgiu na ponta esquerda da grande área e atirou a contar para o fundo das redes defendidas por Ochoa, com um desvio na perna do defesa. Na hora do festejo, o camisola 19 não esqueceu o seu ídolo Cristiano Ronaldo.
Pouco depois da meia hora, Harder voltou a estar em evidência no encontro. O avançado apareceu junto ao poste e atirou na direção na baliza, mas um corte de Fernando Fonseca levantou algumas dúvidas sobre se haveria ou não de ser marcada uma grande penalidade a favor dos campeões nacionais. O árbitro Ricardo Baixinho foi ao VAR e decidiu que o defesa avense tinha o braço em posição natural.
As bancadas de Alvalade estavam animadas e contavam com a presença especial de Maria Elvira, que vibrava com o seu Sporting depois de dias de tristeza em Albergaria-a-Velha. E a adepta leonina deve ter ficado ainda mais radiante quando viu Gyokeres, que tinha recebido muitos beijos da apoiante leonina antes do apito inicial, marcar à beira do intervalo. Harder voltou a fazer estragos e o sueco aproveitou a assistência do dinamarquês para alcançar o seu nono golo esta temporada.
Com uma vantagem confortável no marcador, e diante de um adversário que nada criava perigo junto da baliza de Franco Israel, o Sporting foi gerindo as despesas do encontro no decorrer da segunda parte, mas nem por isso deixou de marcar mais um golo. Em cima do minuto 70, e após um belo passe de Trincão, Viktor Gyokeres voltou a subir a máscara, concluindo um grande contra-ataque leonino com um remate indefensável. Logo a seguir, Maxi Araújo, que tinha rendido Harder, rematou rasteiro ao poste da baliza do AVS.
O Sporting continuava ao ataque na reta final do encontro e esteve à beira da goleada em cima do minuto 80. Maxi Araújo apareceu a cabecear no coração da área, mas Ochoa deu uma sapatada na bola, impedindo o reforço leonino de festejar o golo.
Contas feitas, o campeão mantém a liderança isolada da I Liga com 18 pontos e um pleno de vitórias, mais três do que o segundo classificado FC Porto. O AVS é décimo com sete.
Momento do jogo: O golo de Gyokeres ao cair da primeira parte deitou por terra aquela que podia ser uma eventual reação do AVS no segundo tempo.
Equipas iniciais
Sporting: Franco Israel, Quenda, Debast, Diomande, Matheus Reis, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres.
Suplentes: Diego Calai, Morita, Maxi Araújo, Geny Catamo, Fresneda, Ricardo Esgaio, João Simões, Bruno Ramos e Miguel Alves.
AVS: Guillermo Ochoa, Fernando Fonseca, Baptiste Roux, Cristian Devenish, Kiki Afonso, Gustavo Assunção, Jaume Grau, Issiaka Kamate, Lucas Piazón, John Mercado e Tunde.
Suplentes: Simão, Rafa Rodrigues, Teixeira, Luís Silva, Aburjania, Vasco Lopes, Alaba, Lucca e Samuel Granada.
Antevisão
O campeão Sporting procura este domingo a sexta vitória seguida na I Liga, na receção ao AVS, da sexta jornada do campeonato. Mas Rúben Amorim tem vários problemas pela frente para este encontro no Estádio de Alvalade.
Os leões, com um pleno de cinco vitórias na I Liga, e depois do triunfo por 2-0 para a Liga dos Campeões frente ao Lille, recebem o recém-promovido AVS. Mas o técnico contará com sete ausências para esta partida, o que dificultará as escolhas de Amorim.
O conjunto leonino não cede pontos em casa há mais de um ano. A última vez que os leões perderam pontos para o campeonato foi a 21 de maio de 2023 no empate contra o Benfica (2-2). Além disso, não perdem na I Liga desde 12 de fevereiro do mesmo ano (derrota por 1-2 com FC Porto, na 20.ª ronda).
Pela frente, a equipa comandada por Rúben Amorim terá o conjunto orientado por Vitor Campelos, nono colocado, com sete pontos, todos conquistados em casa.
O encontro entre o Sporting e o AVS tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado, contará com arbitragem de Ricardo Baixinho, da Associação de Futebol de Lisboa, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: EM DIRETO: Gil Vicente e Casa Pia abrem a tarde de domingo