Após um bom início por parte dos visitantes, com algumas ocasiões de golo, numa André Clóvis rematou ao poste, os alentejanos equilibraram e foram os primeiros a marcar, com o central Cassiano a encostar para o fundo da baliza na sequência de um livre.
Em cima do intervalo, quando o Lusitano de Évora, do Campeonato de Portugal, parecia confortável no jogo, o Académico de Viseu empatou com um golo do médio Famana Quizera, que rematou com êxito, à entrada da área, após um mau alívio da defesa adversária.
O golo fez acordar os viseenses, já que, até ao apito para o descanso, dispuseram de duas boas oportunidades para dar a volta ao resultado, numa o guarda-redes Marcelo Valverde defendeu e na outra o defesa Paulinho rematou à trave.
Na segunda parte, o jogo continuou dividido e houve menos oportunidades de golo, mas a melhor, já no minuto 90, pertenceu ao avançado do Académico de Viseu Yuri Araújo que, à entrada da área, acertou na trave eborense.
Com o 1-1 no marcador, o jogo foi para prolongamento e, no início, os visitantes até foram mais dominadores, mas, com o passar do tempo, o equilíbrio voltou e, no final, acabou por imperar o empate, obrigado ao desempate por grandes penalidades.
Nos penáltis, o guarda-redes do Lusitano de Évora Marcelo Valverde foi determinante, defendendo três das cinco grandes penalidades.
Leia Também: José Morais não 'mete a quinta', mas segue na liderança no Irão