Estreia de pesadelo na Liga Europa. O FC Porto entrou com o pé esquerdo na Liga Europa ao perder por 3-2 com o Bodo/Glimt, esta quarta-feira, no 1.º jogo da fase regular da competição.
Os dragões estavam avisados de que iriam encontrar uma equipa bem oleada, fruto do facto do campeão norueguês em título estar na fase final da época, e a parceria entre Hauge e Hogh tornou-se impossível de romper, apesar de uma entrada mais feliz do FC Porto no jogo.
Frio gelou a fugaz felicidade
Os 8º graus que se fizeram sentir em Bodo não impediram Vítor Bruno de contrariar o que havia dito na conferência de imprensa e de aparecer em campo com o visual a que já nos habituou: de calções. Apesar do Look invulgar num clima atípico, o que mais surpreendeu os adeptos acabou por ser a decisão de deixar no banco Alan Varela, Pepê e Galeno e de, por outro lado, lançar de início Grujic, Ivan Jaime e Gonçalo Borges.
Depois de um remate para cada lado, nos primeiros cinco minutos de jogo, foi o FC Porto a chegar primeiro à vantagem e por intermédio de Samuel Omorodion, que de cabeça apontou o seu quarto golo em quatro jogos de dragão ao peito. A assistência, essa saiu dos pés de Francisco Moura, sendo já a terceira que o lateral faz desde que foi contratado ao Famalicão, no último mercado de transferências.
Samu ainda podia ter bisado logo a seguir e, como quem não marca sofre, deu-se então o golo do empate. À passagem do primeiro quarto de hora, Hauge fez um passe a rasgar e encontrou Hogh na corrida. O avançado, na cara de Diogo Costa, repôs a igualdade (1-1).
O balde de água fria para os azuis e brancos deu-se aos 40’. Hauge também queria o seu nome na lista de marcadores e fê-lo através de um golaço. O remate em jeito consumou a merecida reviravolta depois de muitos minutos de algum sufoco para o FC Porto.
Nem jogar com um a mais ajudou
Vítor Bruno manteve intacto o onze para a segunda parte e o regresso ao relvado até começou com uma boa notícia para os dragões. Maata levou o segundo amarelo por simulação e deixou os anfitriões a jogarem com um a menos. Se a expulsão levou o FC Porto a acreditar que a reviravolta era possível, o que é facto que a mesma não se verificou (pelo contrário).
Onze minutos depois, e já com Galeno e Pepê em campo, Hauge voltou a fazer estragos e apontou o 3-1. O timoneiro dos dragões, visivelmente aborrecido, lançou de imediato Deniz Gul e Rodrigo Mora, num último gesto de esperança num outro cenário.
O sueco ia mesmo experimentar o sabor de marcar pelo seu novo clube e em cima do minuto 90 reduziu a desvantagem. O golo deixou o Bodo/Glimt num sufoco, mas os três pontos acabariam mesmo por ficar na Noruega.
Momento do jogo: Hauge estava decidido em fazer a diferença e o primeiro dos seus dois golos foi o mesmo que deu início à reviravolta. O 2-1, ainda antes do intervalo, mostrou ao FC Porto que as dificuldades eram maiores do que as esperadas antes do apito inicial.
Onzes iniciais
Bodo/Glimt: Haikin, Sjovold, Bjortuft, Nielsen, Bjorkan, Saltnes, Berg, Evjen, Maatta, Hauge e Hogh.
Suplentes: Faye Lund, Auklend, Espejord, Moe, Brunstad Fet, Helmersen, Sørli, Tomič, Sørensen, Zinckernagel, Mikkelsen e Žugelj.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Grujić, Eustáquio, Nico González, Gonçalo Borges, Nico González e Samu.
Suplentes: Cláudio Ramos, Djaló, Pepê, Galeno, Vasco Sousa, Wendell, Dany Namaso, André Franco, Varela, Deniz Gül, Martim Fernandes e Rodrigo Mora.
Antevisão
O FC Porto estreia-se esta quarta-feira na Liga Europa e logo com condições às quais as equipas portuguesas não estão muito habituadas. Os dragões vão jogar frente ao Bodo/Glimt, na Noruega, e os termómetros apontam temperaturas entre os 7º e os 10º, para além do céu que se manteve nublado durante todo o dia.
O frio não é a única dificuldade que os azuis e brancos irão encontrar, até porque Vítor Bruno e Eustáquio, na conferência de imprensa de antevisão à partida, sublinharam o relvado sintético que será o 'palco' do duelo.
O jogo tem início marcado para as 17h45 (horário de Portugal continental), no Aspmyra Stadion, e será apitado pelo israelense Orel Grinfeld. Poderá acompanhar todas as incidências aqui, bastando para isso ficar na companhia do Desporto ao Minuto.