O Sporting dá o pontapé de saída na sétima jornada da I Liga, esta sexta-feira, na deslocação ao reduto do Estoril, na Amoreira, ainda antes de virar novamente o foco para a Liga dos Campeões, onde vai defrontar o PSV, em Eindhoven, já na terça-feira.
Os leões seguem 'embalados' com 18 pontos em 18 possíveis, contando não só com o melhor ataque (22 golos, com mais 10 por comparação aos rivais FC Porto e Benfica), como ainda com a melhor defesa, fruto de apenas dois golos concedidos.
Porém, os canarinhos, embora só contem com uma vitória (precisamente no último jogo na 'Praia', diante do Nacional, por 1-0), já levam quatro jornadas sem sentir o sabor da derrota, pelo que esse é também um alerta para a equipa de Rúben Amorim, que considera ter em mãos "o melhor Sporting" desde que chegou a Alvalade a meio da época 2019/20.
A verdade é que o Sporting - sem os lesionados Pedro Gonçalves e Marcus Edwards, mas com os recuperados Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio - pretende fazer o chamado 'sete em sete', antes de voltar a pensar nos milhões da Champions, enquanto o Estoril pretende dar o salto para meio da tabela.
De referir que o encontro está agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, no Estádio António Coimbra da Mota, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Ian Cathro
Sporting como "um exemplo": "Em vez de olhar para o Sporting como uma motivação extra, olhamos para o Sporting com um exemplo, uma equipa em crescimento. É uma equipa com muitos anos com o mesmo treinador, a mesma dinâmica de jogo e que foi melhorando. Cada vez que havia um problema encontraram soluções, e é assim que se faz uma equipa de futebol. É um bom exemplo do que queremos para o Estoril".
Fazer 'tropeçar' o adversário: "Não faz parte do nosso trabalho ser a primeira equipa a ganhar ao Sporting. Para nós, cada jogo é uma oportunidade de melhorar e somar pontos. Vai ser um jogo difícil, vamos jogar contra uma muito boa equipa, bem preparada e campeã, mas vamos focar-nos no nosso trabalho".
Foco em Gyokeres?: "O Sporting tem várias opções, várias dinâmicas bem trabalhadas e vamos preparar todos os cenários. Gyokeres tem muita qualidade, muita capacidade, mas o Sporting tem outros jogadores. Não podemos pôr o foco num só jogador, mas na qualidade da equipa. É um erro olhar só para um jogador".
Rúben Amorim
Melhor Sporting à quinta época?: "Eu acho que é o melhor. É o que tem mais intensidade, mais confiança. É a equipa que acredita mais em si. Sinto isso nos jogadores. Quando vamos para o jogo, não sei qual vai ser o resultado, há sempre uma ansiedade em torno disso, mas sinto-me mais tranquilo sobre o que se vai passar no jogo. A consistência, a bola ir para ali, os problemas naquela situação... É tudo mais claro. Demos um passo em frente e claramente mais perto da ideia que eu tenho para a equipa do Sporting. É o melhor Sporting".
Opções no ataque: "Antigamente era mais difícil... Há espaço para todos. Não podemos esquecer o Marcus Edwards, se estiver bem fisicamente é difícil tirá-lo. Há que fazer a gestão. O segredo disto é estarmos nas competições todas para que todos possam ter lugar. Que todos possam lutar pelo lugar também. Todos têm de estar preparados. Ao terceiro jogo da semana não vamos estar ao mesmo nível. É um passo que o clube tinha de dar. Eu como treinador também tinha de dar".
Baixas e regressos: "O Gonçalo Inácio recuperou. O Eduardo Quaresma também. Integra a convocatória. O Marcus Edwards e o Pedro Gonçalves dificilmente vão estar aptos antes da paragem de seleções. Os dois devem estar fora até ao recomeço do campeonato nessa altura".
Últimos resultados
Estoril: E-V-E-E-D
Sporting: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Estoril: Joel Robles, Wagner Pina, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Pedro Amaral, Xeka, Vinícius Zanocelo, Michel Costa, Yanis Begraoui, André Lacximicant e João Carvalho.
Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres.
Ausências
Estoril: Hélder Costa, Xeka e João Carvalho (lesionados).
Sporting: Pedro Gonçalves, Jeremiah St. Juste, Rafael Nel e Marcus Edwards (lesionados).
Leia Também: Entre baixas e regressos, Amorim garante: "Este é o melhor Sporting"