Não há 'canário' que resista. Sporting imparável segue isolado na frente

Triunfo sobre o Estoril dilata, provisoriamente, para seis os pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
27/09/2024 22:10 ‧ 27/09/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Sete jornadas, sete vitórias. A equipa principal do Sporting deu, ao início da noite desta sexta-feira, continuidade a um arranque de temporada ‘imaculado’, no principal escalão do futebol português, ao sair do Estádio António Coimbra da Mota com mais um triunfo, desta feita, perante o Estoril, por categóricos 0-3.

 

Geny Catamo e Hidemasa Morita abriram caminho a este desfecho, com dois golos de ‘rajada’, ainda antes do apito para o intervalo. Os leões reforçam, assim, a liderança isolada da I Liga, e podem encarar com outra tranquilidade o encontro da segunda jornada da Liga dos Campeões, perante o PSV.

Assim se desmonta um autocarro

Não tardou muito para perceber que tipo de jogo iria surgir, no Estádio António Coimbra da Mota. O Estoril apostou numa postura cautelosa, com linhas recuadas, para não dar espaço a Viktor Gyokeres e companhia, e bem compacto. O Sporting, por seu lado, a fazer circular a bola, com critério, em busca do mínimo espaço.

Os primeiros minutos não foram fáceis para os homens de Rúben Amorim, tal a densidade da defesa adversária. Ainda assim, aos poucos, estes foram conseguindo desembaraçar-se. Aos 11 minutos, Francisco Trincão fez a bola passar a centímetros do alvo, na marcação de um livre, aos 15, Hidemasa Morita viu Kevin Boma ‘roubar-lhe’ o golo.

Sucederam-se dois protestos de grande penalidade (um em cada área)…e, por fim, o golo, num lance, também ele, polémico. Geny Catamo marcou, assistido por Matheus Reis, mas os canarinhos ficaram a reclamar falta sobre Wagner Pina. No entanto, João Gonçalves validou mesmo lance.

O nulo estava desfeito, mas não havia tempo, sequer, para ‘respirar’. Apenas seis minutos depois, os campeões nacionais em título chegaram à grande área adversária, desta feita, através de Hidemasa Morita, que desviou, de primeira, um cruzamento rasteiro de Francisco Trincão, para o fundo da baliza à guarda de Joel Robles.

Até ao apito para o intervalo, ainda houve tempo para Francisco Trincão ver o poste ‘roubar-lhe’ o que seria um belo golo. Isto, com Roberto Martínez a assistir, na tribuna, a menos de duas semanas de distância do próximo anúncio da lista de convocados da principal seleção portuguesa.

Gerir a pensar em Eindhoven

O Estoril regressou dos balneários ligeiramente mais ‘espevitado’, a conseguir subir metros no terreno. O Sporting, por seu lado, procurou gerir o resultado, porventura, pensando já na próxima terça-feria, dia para o qual tem agendada a visita ao PSV, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de liga da renovada Liga dos Campeões.

Uma postura que podia ter custado caro à equipa verde e branca, que ainda passou por alguns (ligeiros) sobressaltos. No entanto, a verdade é que quem marcou foi mesmo a formação visitante, por intermédio de Daniel Bragança, que desferiu um belo remate, à entrada da grande área, que selou o resultado final.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 21 pontos conquistados em 21 possíveis, o que o mantém na liderança isolada da I Liga, com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, que ainda vai receber o Arouca. Já o Estoril, permanece com seis pontos e é, para já, 13.º classificado.

Momento do jogo: O Estoril fechou todos os caminhos para a baliza, e, desde cedo, ficou cedo que, quanto mais tempo o Sporting demorasse a marcar, mais iria começar a desesperar. Ainda assim, bastaram, 25 minutos para fazer a festa, por intermédio de Geny Catamo, que, com um remate com classe, abriu caminho a um triunfo tranquilo.

Onzes

Estoril: Joel Robles; Wagner Pina, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Pedro Amaral; Jandro Orellana, Vinícius Zanocelo, Michel Costa; Yanis Begraoui, Fabrício Garcia e Alejandro Marqués.

Sporting: Franco Israel; Geny Catamo, Zeno Debast, Matheus Reis, Ousmane Diomande, Nuno Santos; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.

Antevisão

O Estádio António Coimbra da Mota será, ao início da noite desta sexta-feira, palco daquele que será o encontro abertura da sétima jornada da I Liga, que irá colocar, frente a frente, Estoril e Sporting, duas equipas que vêm de momentos diametralmente opostos, ao nível dos resultados desportivos.

Os leões estão a assinar um arranque de temporada avassalador, com sete vitórias conquistadas ao cabo de oito partidas, em todas as competições. O objetivo passa por alcançar a oitava, antes de centrar atenções na visita ao PSV, para a segunda ronda da Liga dos Campeões.

Se os homens de Rúben Amorim só somaram, até ao momento, uma derrota, os de Ian Cathro registaram apenas... uma vitória, sobre o Nacional, por 1-0, o que os deixa na 13.ª posição, com seis pontos, menos 12 do que os líderes, que terão pela frente.

O Estoril-Sporting irá contar com a arbitragem de João Gonçalves, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estoril-Sporting: Leão quer brincar na 'Praia' antes da Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas