O Sporting continua a preparar a visita ao PSV, e é já esta segunda-feira que irá partir rumo a Eindhoven, onde, amanhã à noite, irá disputar o jogo da 2.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Depois de uma entrada vitoriosa na prova milionária, esta época num formato diferente, ante o Lille, os leões de Amorim terão de fazer pela vida perante a equipa que, tal como o Sporting, também lidera o campeonato nacional, nos Países Baixos.
Curiosamente, e apesar de se tratarem de dois emblemas históricos do futebol europeu, Sporting e PSV apenas se defrontaram por duas vezes, ambas em 2019 e, desde então, muita coisa mudou. Em causa, naquela altura, estava a fase de grupos da Liga Europa, e os leões até começaram com o pé esquerdo, saindo derrotados Philips Stadion (2-3), para passados dois meses, e com a troca de Leonel Pontes por Silas no comando técnico pelo meio, responderem com uma goleada categórica (4-0), em Alvalade.
Já com Frederico Varandas à frente da direção leonina, as diferenças entre o ano de 2019 e o de 2024 são notórias, e, no plantel, já nem existe qualquer rasto que remeta para o último embate com o PSV.
De resto, apenas Sebastián Coates ou Luís Neto conseguiram passar por este período de transição no Sporting, que incluiu o regresso aos títulos, mas ambos já fecharam o ciclo em Alvalade, não fazendo parte do plantel leonino que se encontra invicto no campeonato, na presente temporada.
Quaresma e Inácio começavam a aparecer
A formação do Sporting foi sempre exportando talento para a equipa principal, mesmo nos momentos de menor fulgor do clube verde e branco, e na época 2019/20 acabariam por surgir dois nomes para a defesa. Os então jovens Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma começariam a ser presença assídua nos treinos da equipa A, com o segundo a ter oportunidade de se mostrar em campo, na reta final na temporada.
Por esta altura, ambos são vistos como peças basilares para Rúben Amorim, sendo Gonçalo Inácio indiscutível no onze, e curiosamente ambos recuperam de lesão, recentemente, e jogaram alguns minutos ante o Estoril, na passada sexta-feira, para ganharem ritmo e estarem a 100%, nesta visita a solo neerlandês.
PSV em 'modo leão' no campeonato
Outro dado curioso prende-se com o rendimento do PSV no campeonato. Tal como o Sporting, a formação liderada por Peter Bosz está imbatível na Liga neerlandesa e soma sete vitórias em outras tantas jornadas, acumulando os tais 21 pontos que também são suficientes para os leões irem liderando o nosso campeonato de forma isolada.
Um velho conhecido do outro lado
Igualmente interessante será a presença de Stijn Schaars no banco do PSV. Lembra-se do antigo internacional neerlandês, que vestiu a camisola do Sporting entre 2011 e 2013? Pois bem, no verão de 2019 colocou um ponto final na carreira de jogador e passou a integrar a equipa técnica dos sub-17 PSV desde logo, galando vários escalões até chegar à equipa principal na época transata para ser treinador adjunto. Mais de 10 anos depois, Schaars reencontra o único clube estrangeiro que representou.
Schaars, agora adjunto do PSV, vestiu a camisola do Sporting por 66 vezes, marcando seis golos. © Getty Images
Leia Também: UEFA nomeia árbitro de má memória para o PSV-Sporting