A NBA confirmou esta segunda-feira, através de uma publicação nas redes sociais, a morte de Dikembe Mutombo, uma das grandes lendas do futebol norte-americano. Mutombo tinha 58 anos e não resistiu a um cancro cerebral.
"Era maior do que a vida. Dentro de campo, foi um dos melhores a desarmar lançamentos e um dos melhores defensores da história da NBA. Fora dele, dedicou-se de alma e coração a ajudar os outros. Não havia ninguém mais indicado do que Dikembe para ser primeiro embaixador global da NBA. Era um verdadeiro humanista. Adorava o impacto positivo que o basquetebol podia ter nas várias comunidades, nomeadamente no seu país, a República Democrática do Congo, e nos outros países africanos", escreveu Adam Silver, comissário da NBA, na nota oficial onde foi confirmada a morte de Dikembe Mutombo.
O antigo poste estreou-se na NBA em 1991, pela porta dos Denver Nuggets. Com mais de mil jogos nesta competição, Mutombo retirou-se em 2008/09, depois de passagens por Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, New York Knicks e Houston Rockets.
O congolês, que integrava o Hall of Fame da NBA, foi escolhido por oito vezes para o All Star Game e foi considerado o 'defensive player of the year' em quatro ocasiões.
Leia Também: Derrick Rose termina carreira na NBA aos 35 anos
NBA Global Ambassador and Naismith Basketball Hall of Famer Dikembe Mutombo passed away today at the age of 58 from brain cancer. He was surrounded by his family.
— NBA Communications (@NBAPR) September 30, 2024
NBA Commissioner Adam Silver issued the following statement. pic.twitter.com/fkFPaiMVD3