FC Porto e Sp. Braga chegam à oitava jornada do campeonato nacional com resultados menos positivos e, por esse mesmo motivo, ambas as equipas vão chegar ao Estádio do Dragão com elevados níveis de concentração para regressarem às vitórias.
Os dragões, na última quarta-feira, sofreram um dissabor na reta final do jogo com o Manchester United (3-3), para a Liga Europa, e certamente estiveram atentos à derrota pesada sofrida pelos minhotos na Grécia, diante do Olympiacos (3-0), para essa mesma competição.
Por fim, e olhando para o recente histórico de confrontos, o FC Porto levou a melhor nos últimos três, enquanto que o último triunfo dos bracarenses remonta a abril de 2022.
O jogo está marcado para as 20h30 deste domingo, no Estádio do Dragão, e será apitado por João Pinheiro, da AF Braga.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno:
Preparação para o jogo: "Preparámos da forma que achámos que devíamos preparar, o tempo é curto. Assim que último jogo terminou o olhar começou a ser posto no Sp. Braga. Levámos muita coisa a campo dentro do que é possível, mas este ciclo de vários jogos em pouco tempo obriga-nos a ir por estratégias de análise, de vídeo e filtrar o que é prioritário. Tentámos rentabilizar o tempo ao máximo e olhámos para o jogo como sendo muito importante. Queremos muito ganhar e voltar às vitórias".
Que adversário espera? "O Sp. Braga vem de três vitórias consecutivas no campeonato. Perdeu o último jogo mas vinha de uma série de bons resultados. É sempre uma equipa que nos cria muitas dificuldades, no passado temos esse retrato. É uma equipa que tem reforçado o seu estatuto a nível nacional e é sempre difícil de bater. Percebemos que o Carlos Carvalhal tem feito muitas alterações, o que podemos fazer é traçar perfis individuais e perceber como em termos coletivos isso pode ter impacto. Há nuances estratégicas que tentamos acautelar, antecipar cenários sem olhar para o que é o nosso plano".
Organização defensiva preocupa? "Depende de como olharmos para o copo. Se olharmos para a Liga Europa, temos de fazer esse tipo de análise. Se olharmos para a I Liga, a análise é diferente, sofremos três golos em sete jogos. Quero ser o primeiro a não sofrer golos, acho que os grandes treinadores querem isso e eu não fujo à regra. A forma como estamos a atacar está a fazer com que possa acontecer o que tem acontecido. O Sporting, se calhar, tem a melhor defesa da liga neste momento e contra nós sofreu quatro golos na Supertaça. É preciso olhar com especificidade para cada jogo e perceber porquê. Vão continuar a acontecer erros, mas acredito que o caminho está a ser percorrido, é o que me dá mais conforto".
Carlos Carvalhal:
Derrota no último jogo: "Sofremos neste jogo o que o FC Porto sentiu [na Noruega] com o Bodo/Glimt [derrota por 3-2], pouca agressividade, os seus responsáveis e treinador disseram isso. Nós também sofremos um pouco disso, falta de agressividade e intensidade, não estivemos ao nosso nível para poder somar pontos".
Tenra idade dos jogadores: "Temos uma equipa extremamente jovem, muitos jogadores com 19, 20 e 21 anos. O Moutinho é um dos jogadores mais experientes em Portugal e o Zalazar um internacional uruguaio. Não têm estado presentes, e numa zona fulcral [do campo]".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-D-V-E
Sp. Braga: D-V-V-V-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Nico González, Wenderson Galeno e Samu Aghehowa.
Sp. Braga: Matheus Magalhães, João Ferreira, Sikou Niakaté, Bright Arrey-Mbi, Adrián Marín, Vitor Carvalho, André Horta, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Bruma e Roberto Fernández.
Ausências
FC Porto: Fran Navarro, Iván Marcano e Zaidu Sanusi (lesionados).
Sp. Braga: João Moutinho, Robson Bambu, Paulo Oliveira e Rodrigo Zalazar (lesionados).