A Federação de Futebol dos Países Baixos (KNVB) anunciou, ao início da tarde desta segunda-feira, a morte de Johan Neeskens. A antiga lenda do futebol neerlandês tinha 73 anos e faleceu no domingo na Argélia, onde estava a participar no projeto.
"Domingo, 6 de outubro. Um dia de outono que começa solarengo. Até chegar a notícia, vinda da Argélia, do falecimento de Johan Neeskens. Johan estava na Argélia no âmbito do projeto 'WorldCoaches' da KNVB. Não temos palavras para esta perda enorme e repentina. Os nossos pensamentos estão com a sua mulher Marlis, os seus filhos, família e amigos. O mundo despede-se não só de um desportista talentoso, mas sobretudo de um ser humano empenhado, apaixonado e maravilhoso", pode ler-se na nota oficial do organismo.
Neeskens destacou-se ao serviço do Ajax, do Barcelona e da seleção dos Países Baixos. O ex-jogador começou a dar os primeiros pontapés na bola ao serviço do RCH e foi para o Ajax em 1970. No emblema de Amesterdão, o ex-médio foi uma das estrelas, conquistado duas vezes a Eredivisie, duas Taças dos Países Baixos, três Taças dos Campeões Europeus, duas Supertaças Europeias e um Mundial de clubes.
Já no Barcelona, para onde se mudou em 1974, o antigo futebolista ganhou a Taça UEFA a Taça do Rei e a Bola de Ouro de 1976. Neeskens jogou ainda no New York Cosmos (EUA), Groningen, South Florida Sun (EUA), Kansas City Comets (EUA), Löwenbräu (EUA), FC Baar (Suíça) e FC Zug (Suíça).
Ao serviço da seleção dos Países Baixos, Neeskens disputou 79 jogos e foi um dos pilares da 'Laranja Mecânica' que chegou às finais do Campeonato do Mundo de 1974 e 1978.
Met grote verslagenheid heeft de KNVB kennisgenomen van het onverwachte overlijden van Johan Neeskens.
— KNVB (@KNVB) October 7, 2024
Johan was een van onze allergrootsten. We gaan hem enorm missen.
We wensen zijn vrouw Marlis, zijn kinderen Christian, Tamara, Bianca en Armand, zijn kleinkinderen Djoy en… pic.twitter.com/z4ErJ7Hqeb
Leia Também: Oficial: Eis o novo (e surpreendente) desafio de Fábio Coentrão