A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e os 12 clubes que militam no principal escalão emitiram, ao final da manhã desta quarta-feira, um comunicado conjunto, no qual anunciam o final do boicote ao campeonato nacional.
Assim sendo, a competição irá arrancar já no próximo sábado, 19 de outubro. Quanto às duas primeiras jornadas da temporada 2024/25, que haviam sido adiadas por entendimento mútuo de todas as partes envolvidas neste 'imbróglio', ficaram agendadas para os dias 26 de outubro e 30 de novembro.
"Apesar de a nova lei de estrangeiros, com impacto no desporto e, em particular, no basquetebol, continuar a ser uma fonte de preocupação, as partes envolvidas consideram que não é benéfico prolongar a suspensão da competição. Esta decisão é tomada em respeito pelos atletas, adeptos, patrocinadores e todos os parceiros", pode ler-se.
"Para mitigar as dificuldades previstas na marcação dos jogos adiados, o modelo competitivo da Taça Hugo dos Santos será ajustado para a presente época. A fase de grupos sofrerá uma redução no número de jogos", prossegue.
"A FPB e os clubes mantêm o seu compromisso de continuar a trabalhar conjuntamente com o Governo, em busca de soluções que permitam acomodar as necessidades específicas do basquetebol no contexto da nova lei de estrangeiros", completa.
Leia Também: Clubes juntam-se e boicotam o arranque do campeonato de basquetebol