Amorim 'mexe e remexe' e Sporting volta às vitórias na Champions

Nuno Santos e Viktor Gyokeres compuseram o triunfo dos leões na Áustria.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/10/2024 21:53 ‧ 22/10/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga dos Campeões

Depois do empate diante do PSV, no início do mês de outubro, o Sporting voltou às vitórias na Liga dos Campeões, esta terça-feira, em casa do Sturm Graz, por 0-2, chegando assim aos sete pontos na competição.

 

Nuno Santos e Viktor Gyokeres marcaram os dois golos leoninos, mas o jogo acabou por ficar marcado pelas decisões arriscadas de Rúben Amorim, quer no onze inicial, onde fez várias mexidas inesperadas, quer aos 70 minutos, quando lançou dois jogadores vindos de lesão.

Só um golo soube a pouco

Rúben Amorim voltou a surpreender no onze inicial e lançou várias surpresas, sendo que a maior delas, sem sombra de dúvida, foi a inclusão de Ricardo Esgaio. O lateral, que tem tido poucos minutos de utilização esta época, foi escolhido para permitir uma linha de quatro defesas, segundo explicou o treinador leonino antes do início do encontro, enquanto que Maxi Araújo e Geny Catamo assumiram a função de extremos.

Os 70% de posse de bola conseguidos pelos leões na primeira parte são mais do que suficientes para se perceber o claro domínio, aliado a mais de 10 tentativas de golo, ainda que só uma delas tenha tido o desfecho desejado.

Geny Catamo fez mais uma das arrancadas a que já nos habituou e, em posição ideal para cruzar, entregou a bola a Viktor Gyokeres, que não conseguiu desviar. A bola, um tanto ou quanto enrolada, chegou com felicidade a Nuno Santos, que fez de pé esquerdo atirou para o 0-1.

Respirar fundo… e sofrer um bocadinho

Os leões continuaram dominadores na segunda parte e não foi preciso esperar muito para que se voltasse a gritar golo. Viktor Gyokeres, que antes desperdiçou a oportunidade de marcar, mostrou por que motivo é considerado uma estrela e ‘bailou’ que nem um dançarino na grande área do conjunto austríaco. O sueco só parou quando viu a baliza ‘aberta’ e, aí, atirou forte para o 0-2.

Aos 56’, Amorim decidiu mexer pela primeira vez na equipa e lançou Matheus Reis, para o lugar de Esgaio. O Sturm Graz, pouco depois, fez exatamente o mesmo, com alterações que produziram efeitos e que acabariam por encostar os leões ‘às cordas’ nos minutos finais.

A 20 minutos do fim, Pedro Gonçalves e St. Juste voltaram aos relvados depois das lesões que ambos sofreram e foi nesse período que o Sporting sentiu maiores dificuldades. O conjunto austríaco sobrepôs-se e foi por pouco (muito pouco) que não conseguiu chegar ao golo.

O resultado já não se alterou e o Sporting saiu mesmo da Áustria com os três pontos, que assim permitem uma subida provisória ao terceiro lugar da tabela. O Sturm Graz, por outro lado, continua sem conseguir pontuar.

Momento do jogo: O segundo golo do Sporting, marcado por Viktor Gyokeres, deu a tranquilidade necessária e permitiu que Pedro Gonçalves e St. Juste, vindos de lesão, ganhassem minutos em campo.

Onzes iniciais

Sturm Graz: Scherpen, Yalcouye, Bøving, Biereth, Horvat, Jatta, Chukwuani, Gazibegović, Lavalée, Geyrhofer, Aiwu.

Suplentes: Bignetti, Khudiakov, Johnston, Erencan Yardımcı, Kiteishvili, Zvonarek, Karic, Malić, Hierländer, Schopp, Camara, Grgic.

Sporting: Franco Israel, Catamo, Debast, Inácio, Ricardo Esgaio, Maxi Araújo, Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Trincão e Gyokeres.

Suplentes: V. Kovačević, Diego Callai, Matheus Reis, St. Juste, Morita, Pedro Gonçalves, Conrad Harder, Fresneda, Geovany Quenda, Lucas Dominguez.

Antevisão

O Sporting viaja na terça-feira até ao terreno dos austríacos do Sturm Graz, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Se o clube de Alvalade procura a segunda vitória da prova, os austríacos têm duas derrotas em outros tantos jogos. 
O campeão nacional chega à terceira jornada com quatro pontos, depois de ter vencido em casa o Lille (2-0) e ter empatado na visita ao PSV Eindhoven (1-1). Já o Sturm Graz perdeu em casa com o Club Brugge (1-0) e fora com o Brest (2-1).

Este é um jogo importante em que os leões podem somar alguns pontos tendo em vista a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões, e ainda já em perspetiva com o difícil duelo contra o Manchester City, na ronda seguinte da competição.

A partida entre o Sturm Graz e o Sporting, que decorrerá no Wörthersee Stadion, será ajuizada por Giorgi Kruashvil, da Geórgia, e tem início agendado para as 20h00 desta terça-feira.

Leia Também: Sturm Graz-Sporting: Leões procuram vencer antes de duelo de 'gigantes'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Surfista de ondas gigantes, Danilo Couto, perde a filha de 19 anos

Óbito

Surfista de ondas gigantes, Danilo Couto, perde a filha de 19 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Trânsito

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas