Powered by Betano
Premier League
Everton FC
Everton
Hoje
19H30
Wolverhampton Wanderers FC
Wolves
1
2.18
X
3.15
2
3.30
Premier League
Manchester City FC
Man City
Hoje
19H30
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.29
X
5.20
2
8.75
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
19H30
Liverpool FC
Liverpool
1
4.10
X
3.80
2
1.75
Premier League
Southampton FC
Southampton
Hoje
19H30
Chelsea FC
Chelsea
1
8.75
X
5.80
2
1.26

Gyokeres empurra Sporting para a final four em jogo com tom de despedida

Rúben Amorim pode ter feito o último jogo ao serviço dos leões com o Manchester United no horizonte.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
29/10/2024 22:11 ‧ 29/10/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Taça da Liga

O Sporting garantiu, esta terça-feira, a primeira vaga na final four da Taça da Liga, ao vencer o Nacional (3-1), numa noite em Alvalade de aparente despedida para Rúben Amorim, horas depois de os leões terem confirmado que o Manchester United demonstrou a intenção de pagar a cláusula de rescisão do treinador para o levar para Old Trafford. 

 

Com várias mexidas (anunciadas) no onze, o Sporting apresentou dificuldades claras em contornar o bloco baixo insular na primeira parte, mas Amorim tomou uma medida drástica ao intervalo, fazendo três mexidas de uma só assentada, e depressa os golos apareceram. 

Morten Hjulmand (53') abriu as contas, Gyokeres (65') ampliou a vantagem, seguindo-se uma fugaz reação do Nacional, por intermédio de Rúben Macedo (66'), prontamente anulada pelo goleador sueco, que acabou com as dúvidas com um potente livre direto (70'). 

Filme do jogo 

A primeira parte até começou com o Sporting a querer chegar à vantagem rapidamente, mas com o passar do relógio o Nacional foi conseguindo anular as investidas leoninas.

Logo aos três minutos, Lucas França teve de se aplicar para negar o golo de Matheus Reis, que desviou a bola na sequência de um canto e quase desbloqueava o nulo em Alvalade. 

Passados sete minutos foi a vez de Iván Fresneda, uma das apostas de Amorim para este jogo, acertar no ferro, com Harder e Catamo a desperdiçarem o golo logo depois. 

Aos 15', o internacional moçambicano voltou a estar em foco, após cruzamento de Maxi Araújo, mas a bola esbarrou na muralha amarelo que ia ganhando dimensão em Alvalade. 

Até ao intervalo, o Sporting foi tendo sempre muita bola, mas as oportunidades para visar a baliza de Lucas França foram diminuindo a olhos vistos. 

A exibição dos leões nos primeiros 45 minutos estava longe de ser do agrado de Rúben Amorim, que não perdeu tempo e operou uma tripla mexida, colocando três 'pesos pesados' em campo. 

Marcus Edwards, Iván Fresneda e Gonçalo Inácio foram 'sacrificados' e entraram os titularíssimos Zeno Debast, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres. 

Os efeitos da alteração feita por Amorim não tardaram em aparecer e aos 52 minutos Morten Hjulmand aproveitou um corte defeituoso para abrir o marcador em Alvalade, ao mesmo tempo que deixava os leões mais confortáveis na partida. 

Amorim não estava, no entanto, plenamente satisfeito e voltou a mexer aos 57 minutos, fazendo entrar Quenda para o lugar de Geny Catamo. 

O Sporting ia aumentado o ritmo de jogo e acabaria por chegar ao segundo golo pouco depois. Gyokeres (64') foi derrubado na grande área e o árbitro aproveitou de pronto para a marca da grande penalidade. O avançado sueco não tremeu a partir dos 11 metros e ampliou a vantagem leonina, mas apenas por breves momentos. 

Apenas dois minutos depois, Rúben Macedo (66') arriscou o remate de longa distância e foi feliz, contando ainda com um desvio que traiu Kovacevic. 

O jogo ganhou, assim, nova dimensão e obrigou o Sporting a voltar a meter o pé no acelerador, com Gyokeres a não perder tempo em marcar novamente. Aos 70 minutos, na conversão de um livre direto, voltou a dilatar a vantagem com um remate fulminante que quase furava as redes da baliza à guarda de Lucas França. 

Aos 73 minutos, Amorim operou a quinta e última substituição, tirando Matheus Reis para lançar St. Juste. 

Até ao apito final, o Sporting esteve sempre mais perto de ampliar a vantagem do que o Nacional de poder marcar e relançar a partida, confirmando-se a passagem dos leões à final four da renovada Taça da Liga. 

O Sporting ficará, agora, à espera de conhecer o adversário que vai encontrar em Leiria, ao mesmo tempo que volta a centrar atenções no campeonato, sendo que na sexta-feira há uma receção ao Estrela da Amadora. Resta saber se com ou sem... Rúben Amorim. 

Momento do jogo: O golo de Hujlmand, logo após o intervalo, afastou qualquer tipo de intranquilidade para os leões. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Kovacevic, Ricardo Esgaio, Inácio, Matheus Reis; Fresneda, Morita, Hujlmand, Catamo, Maxi Araújo, Edwards e Harder.

ONZE DO NACIONAL: Lucas França, João Aurélio, Ulisses, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Luís Esteves, Daniel Penha, Tiago Reis, Isaac Tomich e Rúben Macedo

Antevisão 

Com o futuro de Rúben Amorim em risco em Alvalade, depois do Manchester United ter manifestado, formalmente, o interesse em pagar a cláusula de rescisão do treinador, o Sporting recebe, na noite desta terça-feira, o Nacional em jogo de abertura da nova Taça da Liga. 

Limitadas a oito equipas, a competição arranca nos quartos de final e os leões terão de bater a formação insular para garantir um lugar na final four que se vai realizar, uma vez mais, em Leiria. 

O pontapé de saída entre Sporting e Nacional está agendado para as 20h15, com Hélder Carvalho a ser o árbitro designado a dirigir o encontro. Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Sporting anuncia que Man. United vai pagar 10 milhões de euros por Amorim

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Provocação a Gyokeres? A explicação para o festejo de Gabriel Magalhães

Premier League

Provocação a Gyokeres? A explicação para o festejo de Gabriel Magalhães

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Combustível

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas