O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, vestiu-se a rigor para receber, esta terça-feira, a gala Dragões de Ouro 2024. Numa noite de festa para o FC Porto, foram muitos os premiados nesta cerimónia anual do emblema da cidade Invicta.
O internacional português Diogo Costa foi eleito o Futebolista do Ano, superando Francisco Conceição, Nico González e Alan Varela na votação.
"Queria agradecer ao senhor presidente e aos sócios pela sua votação, assim como aos meus companheiros e à equipa técnica. Sem eles não era possível, com todas as dicas e aprendizagens que nos tornam melhores jogadores. Sinto o carinho dos sócios, é um orgulho enorme fazer parte disto, é um orgulho poder representar este clube. Dedico este Dragão à minha família, que é o meu maior suporte", disse o guarda-redes na gala.
Já Galeno venceu o prémio de atleta do ano. Um dos pontos mais altos aconteceu com a subida a palco de Pepe que venceu o Dragão de Ouro na categoria carreira.
"Prometo ser rápido. Estão aqui muitos atletas e já está na hora de ir descansar (risos). Agradecer ao FC Porto, na pessoa do presidente André Villas-Boas. Lembro-me quando cheguei ao escritório nas Antas e o presidente Pinto da Costa apontou para o estádio e disse que ia ser a minha casa. Assim foi. Agradecer ao presidente e ao clube pela homenagem feita ao presidente Pinto da Costa. Demonstra que todos nós somos portistas, todos servimos o FC Porto onde quer que estejamos. Vamos levar sempre esta bandeira do clube", afirmou Pepe, que terminou a carreira no final da última temporada.
"Agradecer aos trabalhadores e aos adeptos que, desde 2004, me acolheram sempre bem no clube e na cidade. Fizeram-me sentir ser mais um a levar a bandeira do FCP por este mundo fora. Assim vai ser. Sou portista e viva o FC Porto. Espaço para este terceiro Dragão de Ouro? Tenho, tenho. Obrigado", acrescentou o antigo central internacional português.
Confira a lista de todos os vencedores:
Prémio carreira: Pepe
Futebolista do ano: Diogo Costa
Treinador do ano: Miguel Coelho (voleibol)
Atleta do ano: Galeno
Atleta revelação do ano: David Araújo (boccia)
Equipa do ano: Hóquei em patins
Atleta de modalidades de pavilhão: Carlo di Benedetto (hóquei em patins)
Atleta modalidades amadoras: Fábio Oliveira (goalball)
Funcionário do ano: Teresa Santos
Seccionista do ano: Joaquim Silva (andebol)
Recordação do ano: Pavão (Fernando Pascoal Neves)
Sócio do ano: António Lourenço
Parceiro do ano: Red
Projeto do ano: Inzone
Casa do ano: Casa do FC Porto de Viseu
Dedicação: Nuno Chatillón
Vintage: Madjer
Dragão de honra: Artur Jorge.
Leia Também: Villas-Boas visitou Pinto da Costa no hospital e deixou-lhe "desafio"