E quando tudo parecia difícil, eis que Kerem Akturkoglu apareceu para, mais uma vez, dar um 'pontapé' aos fantasmas. O Benfica venceu o Farense por 1-2, este sábado, e somou a terceira vitória consecutiva, apesar de ter entrado no jogo com o pé esquerdo.
Mesmo sabendo que o adversário estava no último lugar da tabela, Bruno Lage recusou facilitismos e apostou num onze rotinado e com três regressos à titularidade: Tomás Araújo, Florentino e Di María.
Já o Farense, consciente de que podia causar uma surpresa com o apoio dos adeptos na própria casa, foi cedo em busca de um golo e conseguiu encontrá-lo logo aos 15 minutos, por intermédio de Poveda. Não fosse, no entanto, o talento de Akturkoglu e os algarvios até podiam ter ambicionado mais.
O turco, apenas seis minutos depois, descobriu Álvaro Carreras e assistiu o espanhol para o golo do empate, ainda que este tenha estado longe (muito longe) de trazer tranquilidade ao Benfica.
Na segunda parte, e já com Jan-Niklas Beste em campo, as águias conseguiram dar a 'volta ao texto' e, sem surpresa para ninguém, Akturkoglu voltou a estar envolvido. O avançado completou um bis de assistências ao dar o golo a Pavlidis, mas, até final, este voltou a ser um Benfica em gestão que parecia estar já a pensar no duelo com o Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, marcado para quarta-feira.
Seguimos, então, para as notas:
Figura
Começam a faltar palavras para descrever Kerem Akturkoglu. Quando não marca, o avançado turco arranja outras formas de fazer a diferença e ontem, no Algarve, entregou dois golos a colegas de equipa. Mais uma noite mágica do 'Harry Potter' da Luz.
Surpresa
Ricardo Velho sabe que os jogos com os grandes podem servir como 'montra' e utiliza-os sempre a seu favor. Várias defesas de grande qualidade do guardião português impediram que o resultado fosse um pouco mais dilatado.
Desilusão
Zeki Amdouni saltou do banco ao minuto 76 e, apesar de ter estado mais de 14 minutos em campo, foi muito difícil dar por ele.
Treinadores
Tozé Marreco
O Gil Vicente tornou o início de jogo interessante e tem todo o mérito por isso. Principalmente no primeiro tempo, chegou algumas vezes com perigo à baliza de Trubin e nunca se acomodou à espera dos ataques do adversário. No entanto, saber perder é uma qualidade e Tozé Marreco, ao sair indignado da conferência de imprensa enquanto aguardava por mais perguntas, revelou alguma incapacidade nesse campo.
Bruno Lage
Gerir cansaço pode, por vezes, sair caro. O Benfica deixa o Algarve com três pontos importantes, mas pareceu evidente que o pensamento já estava no jogo com o Bayern Munique. Também por isso saiu, aos 76 minutos, o jogador mais desequilibrador até ao momento: Akturkoglu.
Árbitro
Jogo positivo de Cláudio Pereira, praticamente sem cartões e sem situações duvidosas.
Leia Também: Akturkoglu mostra 'Faro' para assistir e salva Benfica de desaire