O FC Porto 'meteu' a sexta na I Liga, este domingo, ao derrotar o Estoril, por 4-0, num jogo que contou com um 'piu piu' brasileiro, rubricado por Pepê e Wenderson Galeno, a permitir a 'vingança' contra os canarinhos - já depois das duas derrotas no passado campeonato.
Danny Namaso tratou de quebrar um 'jejum' de três meses e abriu o ativo (19'), numa primeira parte que ainda contou com um golo de Pepê (28').
Já no segundo tempo, o recém-entrado Galeno bisou (77' e 87') e tranquilizou os dragões, na perseguição ao Sporting e na 'fuga' ao Benfica... antes do Clássico na Luz.
Do fim do 'jejum' ao disparate
Vítor Bruno promoveu uma 'revolução' no onze por comparação ao jogo da Taça da Liga, diante do Moreirense (2-0), com sete mudanças, ao ponto de apenas Nehuén Pérez, Francisco Moura, Nico González e Danny Namaso terem repetido a titularidade. Já Ian Cathro manteve exatamente a mesma equipa inicial que utilizou na goleada frente ao Arouca (4-1).
Os dragões entraram melhor, mas as investidas ofensivas tardaram em levar verdadeiramente perigo à baliza adversária, até que chegou o minuto 19. Danny Namaso quebrou um 'jejum' de quase três meses sem marcar e, de forma algo caprichosa, viu o seu remate a chegar ao fundo das redes da baliza de Joel Robles, num momento muito festejado pelo inglês.
Pouco depois, ainda dentro da primeira meia hora de jogo, um autêntico disparate de Kévin Boma, no atraso para o guarda-redes, permitiu que Pepê - plenamente oportuno - aparecesse no coração da área para dilatar a vantagem azul e branca, aos 28 minutos.
A verdade é que, ainda antes do tempo de descanso, o FC Porto contou com francas hipóteses de fazer crescer a diferença para três golos, numa dupla oportunidade de Danny Namaso, mas sem mais alterações a registar.
'Piu piu' de Galeno acabou em goleada
A segunda parte não teve muito para contar. Com a entrada de Eustáquio para o lugar de Alan Varela, os azuis e brancos limitaram-se a controlar a vantagem durante grande parte do tempo… até que houve uma nova alteração de Vítor Bruno a fazer a diferença.
Wenderson Galeno rendeu Fábio Vieira aos 68 minutos e precisou de apenas nove para causar 'estragos', quando correspondeu de forma certeira ao cruzamento de Martim Fernandes para o 3-0, sendo que o avançado ainda chegou ao 4-0 final, aí já com assistência de João Mário, aos 87 minutos.
Com este resultado, o FC Porto mantém-se atrás do Sporting com três pontos de diferença, somando agora 27, levando cinco de vantagem para o Benfica (que tem menos um jogo), precisamente o adversário da próxima jornada, num emotivo Clássico na Luz. Já o Estoril segue na 12.ª posição, com nove pontos.
Leia Também: Três meses depois, Danny Namaso regressou assim aos golos pelo FC Porto
Leia Também: Pepê aproveitou disparate do Estoril e FC Porto festejou neste lance
Leia Também: Gesto (louvável) de Pepê no FC Porto-Estoril promete 'correr mundo'
Leia Também: Guardião para a esquerda, bola para a direita. Galeno marca de cabeça
Leia Também: Ao bis é mais barato. João Mário fez tudo e Galeno só teve de encostar
Onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico González, Fábio Vieira, Pepê, Danny Namaso e Samu Omorodion.
Estoril: Joel Robles, Wagner Pina, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Pedro Amaral, Jandro Orellana, Vinícius Zanocelo, Jordan Holsgrove, João Carvalho, Alejandro Marqués e Fabrício Garcia.
Antevisão
Já depois do FC Porto-Moreirense ter sido disputado no Estádio Municipal de Aveiro, o Estádio do Dragão encontra-se agora livre de qualquer interdição e prepara-se para 'acolher', este domingo, o duelo entre FC Porto e Estoril, referente á 10.ª jornada da I Liga.
Os azuis e brancos procuram 'meter a sexta', em busca do sexto triunfo consecutivo em todas as provas (e também da sexta vitória seguida em jogos da I Liga), precisamente antes da deslocação à Luz, na próxima ronda, para defrontar o rival Benfica.
Sem sofrer golos há quatro duelos seguidos, a equipa de Vítor Bruno terá pela frente um adversário que deitou para trás das costas uma 'crise' de resultados, na última ronda, fruto da goleada frente ao Arouca (4-1), na Amoreira, entre pedidos de demissão junto do treinador Ian Cathro.
Se é verdade que o FC Porto pretende 'fugir' do Benfica para não deixar 'fugir' igualmente o Sporting (que leva dez vitórias em dez jornadas), também é um facto que o Estoril quer distanciar-se da zona de descida, para a qual leva apenas três pontos de vantagem.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de David Silva, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Estoril: Dragão quer 'fugir' do Benfica antes do Clássico