Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Amanhã
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Amanhã
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Amanhã
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Amanhã
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Musiala 'destrói' muro do Benfica e aumenta pesadelo português na Baviera

Encarnados somaram a segunda derrota seguida na prova.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
06/11/2024 22:09 ‧ há 3 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica somou, na noite desta quarta-feira, aquela que foi a segunda derrota seguida na Liga dos Campeões. Depois da derrota caseira contra o Feyenoord, os encarnados perderam na visita ao Bayern Munique, por 1-0, em jogo da quarta jornada da fase de liga.

 

Depois de mais de uma hora de jogo sem golos na Baviera, um golo de Musiala aos 68 minutos decidiu o encontro e confirmou que a Allianz Arena é mesmo território negro para as equipas portuguesas. É que, até ao dia, nenhum clube nacional passou naquela que é a fortaleza de Munique.

Filme do jogo:

Para esta tentativa de fazer história na Baviera, uma vez que o Benfica nunca tinha ganho qualquer jogo em casa do Bayern Munique, Bruno Lage surpreendeu tudo e todos com o onze inicial. Para além das muitas mexidas na equipa titular, o treinador setubalense alterou o sistema tático e fez alinhar um onze com três centrais: Tomás Araújo, Otamendi e António Silva. Amdouni também foi chamado à titularidade no lugar de Pavlidis.

A primeira parte na Allianz Arena foi um jogo de sentido único. Apesar do Benfica ter conseguido chegar ao intervalo empatado a zeros, foi a formação da casa que mais vezes procurou o golo na Alemanha, pese embora com muito poucas oportunidades. Ainda assim, a coesão defensiva do conjunto lisboeta foi assinalável e acabou por evitar mexidas no marcador.

A partida, refira-se, começou atrasada por conta de problemas provocados pelos adeptos encarnados no metro de Munique. Depois de um início de jogo em que o Benfica revelou enormes dificuldades para ter bola, os encarnados conseguiram suster a intensa pressão dos bávaros. E prova disso foi que o primeiro remate do encontro apareceu apenas pouco depois da meia hora de jogo por intermédio de Gnabry. Aos 38 minutos, e de ângulo apertado, Kane rematou forte para defesa apertada de Trubin. A defesa lisboeta não conseguiu afastar e Gnabry encheu o pé na área para grande intervenção do guardião ucraniano.

Para os segundos 45 minutos na Baviera, Bruno Lage fez duas mexidas, colocando Beste e Pavlidis nos lugares de Kaboré e Amdouni. E foi pouco depois do reinício que o Benfica chegou pela primeira vez com qualidade à área do Bayern Munique. Ainda assim, o cruzamento de Carreras foi desviado pela defesa bávara. 

Do lado do Bayern, a insistência para quebrar o muro encarnado continuava. Aos 59 minutos, Laimer atirou muito por cima. E quando não existiam falhanços, havia Trubin. Sané, em duas ocasiões, obrigou o ucraniano a duas grandes defesas. Porém, o mesmo já não aconteceu em cima do minuto 68. Depois de um cruzamento de Sané, Kane ganhou no ar a Tomás Aráujo e assistiu Musiala que, também de cabeça, desfez o nulo na Baviera.

A resistência encarnada estava quebrada. Com um ou outro sobressalto até este momento, o Benfica foi conseguindo suster a pressão contrária. Os adeptos encarnados fizeram-se ouvir nas bancadas da Allianz Arena, tal como vinha acontecendo desde o apito inicial, para tentar dar um apoio extra aos jogadores para o que ainda faltava pela frente.

A abordagem defensiva que o Benfica vinha trazendo desde o início tinha de ser colocada para trás das costas se os lisboetas ainda quisessem somar algum ponto na Baviera. Mas a bem da verdade, pouco mudou desde o golo alemão. Trubin ia sendo o pronto-socorro contra mais golos do Bayern Munique. E quando assim é, uma equipa não consegue sair com pontos de um encontro.

Com esta vitória, o Bayern Munique alcançou o Benfica lote das equipas com seis pontos, com os germânicos a ascenderem ao 17.º lugar, enquanto o Benfica, que somou a segunda derrota seguida, baixou para o 19.º posto, ambos em zona de playoff.

Momento do jogo: A receita para a vitória do Bayern esteve na cabeça de Musiala. Um tiro certeiro do jovem alemão valeu a conquista dos três pontos.

Equipas iniciais

Bayern Munique: Manuel Neuer, Joshua Kimmich, Dayot Upamecano, Kim Min-jae, Alphonso Davies, João Palhinha, Konrad Laimer, Jamal Musiala, Michel Olise, Harry Kane e Serge Gnabry.

Suplentes: Peretz, Schmidtt, Goretzka, Sané, Coman, Dier, Ibrahimovic, Guerreiro, Muller e Tel.

Benfica: Trubin, Tomás Araújo, Otamendi, António Silva, Kaboré, Renato Sanches, Kokçu, Aursnes, Carreras, Akturkoglu e Amdouni

Suplentes: Samuel Soares, André Gomes, Arthur Cabral, Di María, Pavlidis, Schjelderup, Benjamín Rollheiser, Beste, Florentino, Leandro Santos e Bajrami.

Antevisão

É um Benfica com tarefa complicada aquele que se desloca esta quarta-feira até Munique. Os encarnados, que vêm de uma derrota caseira com o Feyenoord (3-1), defrontam o Bayern na Alemanha, numa altura em que a formação da Baviera parece estar a recuperar o domínio na Bundesliga, perdido na última época para o Bayer Leverkusen.

 A precisar de pontuar para manter vivo o sonho de rumar aos oitavos de final, o Benfica não teve um passado recente muito animador na Allianz Arena. Em 2021, o Benfica saiu de Munique com uma pesada derrota (2-5), sendo que nunca na história o Bayern se deixou derrotar perante a formação encarnada.

Além do mais, o estádio do gigante da Baviera também não é pera doce para as equipas nacionais. É que, até ao momento, nenhum clube português venceu na visita ao Bayern. O melhor que as cores lusas conseguiram foi dois empates, por intermédio do Sporting em 2006 e FC Porto em 1991. Uma vitória do Benfica nesta partida entrará, por isso, para a história do futebol português.

A partida entre Bayern Munique e Benfica tem apito inicial agendado para as 20h15 desta quarta-feira, contará com arbitragem do italiano Davide Massa e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sem Bah, o onze provável do Benfica frente ao Bayern Munique

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Mundial'2026

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas