Meteorologia

  • 12 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

A última antevisão de Amorim no Sporting: "Acabou por correr tudo bem"

Treinador dos leões abordou tudo, do regresso a Braga ao futuro de Pedro Gonçalves, sem esquecer a associação... ao Benfica.

A última antevisão de Amorim no Sporting: "Acabou por correr tudo bem"
Notícias ao Minuto

14:58 - 09/11/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Sporting

Rúben Amorim realizou, ao início da tarde de sábado, aquela que foi a última conferência de antevisão na qualidade de treinador do Sporting, neste caso, relativamente à visita ao Sporting de Braga, em jogo a contar para a 11.ª jornada da I Liga.

 

O antigo internacional português tem viagem agendada para Inglaterra, onde irá orientar o Manchester United, para a próxima segunda-feira, mas assegurou que, para já, está, exclusivamente, focado em conquistar mais três pontos e reforçar a liderança, antes do Benfica-FC Porto.

A terminar, o técnico recordou as dúvidas com que foi recebido, em Alvalade (sendo, inclusive, recordada a associação ao Benfica, clube pelo qual nunca escondeu sentir um carinho especial), e abordou, ainda, a possibilidade de levar consigo... Pedro Gonçalves.

O que mudou entre o Rúben Amorim do passado e este

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Diria-lhe que vai correr tudo bem, porque, nessa fase, é difícil e temos muitos sonhos. Eu sempre tive o sentimento de que ia correr bem, fosse como fosse. Diria-lhe para relaxar um bocadinho mais, porque sempre fui muito preocupado. Acabou por correr tudo bem. Só lhe dizia para relaxar um bocadinho e que iria correr tudo bem, mas, no fundo, ele já sabia.

Pedro Gonçalves no Manchester United no verão

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

O Pote tem de se focar no Sporting. As contratações não são feitas por gostar deste ou daquele jogador, mas pelas necessidades da equipa, do clube, do estilo de jogo... Tudo isso conta, portanto, não sei o que vou fazer. Falando do Pote, pode jogar em qualquer equipa do mundo, com qualquer treinador, porque é um grande jogador. Não é o jogador que chame mais a atenção, mas poderia levá-lo para qualquer sítio, porque é engraçado, o que ajuda na relação pessoal, e muito inteligente. Viram, no último jogo, a capacidade que tem para defender e atacar. É um grande jogador. Tem de se focar no Sporting, é muito importante sermos campeões, este ano. Pode jogar em qualquer equipa do mundo.

Rúben com ou sem acento

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

O meu nome não tem acento, começou a aparecer com acento. A primeira vez que vi foi no Qatar, e deixei estar, mas o meu nome não tem acento. No registo inicial, é Ruben sem acento.

Boletim clínico

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

O Inácio vai, mas não vai entrar de início, porque está melhor e não podemos facilitar. É um jogo muito importante, e, se houver alguma questão, precisamos que esteja lá. Vamos na máxima força para vencer um jogo muito importante para nós.

'Revolucionou' a maneira como se comunica no futebol

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Sempre acompanhei muito o fenómeno desportivo. Já sei o que vou dizer quando venho para aqui. Tenho uma preparação com o Filipe. Se eu ler todas as coisas que escrevem sobre mim, vou ficar zangado e chateado porque vou estar à espera de responder aqui. Obviamente que é uma estratégia. As coisas estão à vista das pessoas. Os resultados ditam tudo. Eu sei que se perder jogos que vou embora e se ganhar que fico. Pode ajudar na crítica. Mas vocês têm sido simpáticos comigo. Eu sou genuíno no que digo e quando não sou nota-se bem. Mas obviamente que há uma preparação, até porque faz parte do trabalho deles e do meu.

Que música escolhia para o 'adeus'

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Não faço ideia... Só para escolher aquela já foi... Só me lembrei de ter saudades de casa e fiz a ligação. Só quero ganhar. Não tenho uma música, só três pontos, uma vitória e talvez eles a gritarem 'Queremos o Sporting campeão'.

Legado pesado para o sucessor

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Fizemos coisas que não se viam há muito tempo, com recordes e títulos. Pertencemos a um período, agora, dizer se é o melhor ou o pior... Os contextos contam muito. No futebol, às vezes, a bola bate no poste e muda a vida das pessoas. A verdade é que, se o mister Peseiro tivesse ganho o campeonato e a Liga Europa, algum de nós teria sido melhor do que ele? Não. Simplesmente, perdeu uma final aqui e o Luisão marcou de cabeça ao Ricardo. Dois momentos mudam a forma como se vê a história do Sporting e do mister Peseiro. Tenho noção de que a sorte, na vida, é muito importante, e eu tive a sorte que outros não tiveram. O mister Jesus também esteve para ganhar o campeonato, e toda a gente viu que, naquele ano, talvez tenha sido a melhor equipa, mas o facto de não ganhar muda completamente a história do reinado. Pertencemos a uma fase do Sporting onde se ganhou títulos e também na Europa, e isso marca as pessoas. Somos das melhores equipas técnicas da história porque ganhámos, o futebol é muito de resultados.

Mensagem aos adeptos

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

É difícil despedir-me de alguém quando ainda tenho um jogo, talvez em Braga. Agradeço muito a forma como sempre fui recebido e como me senti. Quando cheguei, nem toda a gente me queria cá porque era do Benfica e porque custei muito dinheiro, mas foi-me dado o benefício da dúvida. Eu perguntei 'E se corre bem?', e correu. O clube com que nascemos é o clube que nascemos, não há nada a fazer. A verdade é que eu nunca pensei que fosse gostar do Sporting como gosto, mas tenho um carinho muito especial pelo Sporting, e vou ter sempre esse carinho especial.

Sentimento com que deixa o Sporting

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Foi estranho sair hoje da Academia, porque sei que não voltarei lá. Não arrumei o escritório, vão enviar-me as coisas. Não sou muito de me despedir das pessoas, mas é estranho sair de lá de carro e saber que não vou voltar para lá. Sinto que dei o máximo, mas que não acabou. Vivemos aqui coisas inesquecíveis. Tenho o sentimento de dever cumprido. Deixo muitos amigos, mas ainda sou novo e tenho muita coisa para fazer ainda. Temos de igualar o melhor arranque do Sporting, e o próximo treinador que certamente irá bater esse recorde da história do Sporting.

Liderança mais confortável diminui 'estragos' da saída

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Acho que sim. Temos de olhar para isto de forma prática. Temos uma paragem a seguir, e, se ganharmos este jogo, vamos ganhar pontos a um dos rivais. Isso é muito importante, antes de duas semanas onde não há futebol, onde tudo se vai acalmar, com um espírito melhor, se vencermos o nosso jogo. Gostaria de chamar a atenção para o facto de virmos de um resultado muito positivo, um pouco histórico, que não nos dá nada. Se não estivermos preparados, vamos sofrer em Braga e não vamos ganhar o jogo. É a minha grande preocupação, neste momento. A semana da Liga dos Campeões só acaba na semana a seguir, portanto, temos trabalho a fazer, num jogo muito difícil. Se o fizermos, toda a gente vai estar melhor, no final desta semana.

Papel na transição para o novo treinador

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Poderia explicar, mas vocês... Apesar de serem bastante inteligentes e perceberem as coisas, perceberiam quem era, e eu estaria a apresentar o próximo treinador. Acima de tudo, fiz tudo o que achei que devia fazer e dei sempre abertura ao presidente e ao Hugo Viana para tudo. Não posso dizer o que fiz ou deixei de fazer, se não, vocês ficavam com o novo treinador apresentado.

Época pode correr mal após o 'adeus'

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Já senti mais isso, na fase em que estávamos aqui e decidimos que tinha de ficar mais jogos. Nessa fase, estava bastante stressado com a situação. Há sempre esse sentimento. Agora, não, estou bastante positivo. Será apresentado, depois, o novo treinador. Tenho a certeza de que está preparado, e confio muito nos jogadores. Farão o seu trabalho, e eu estarei focado noutra função, a torcer por eles, sabendo que a vida tem destas coisas. Neste momento, estou mais positivo. Acima de tudo, o clube em si está preparado para manter tudo o que foi feito até aqui.

Relação com o Sporting depois de segunda-feira

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Quando sair do Sporting, serei treinador de outro clube e ficarei apenas a torcer. Verei o campeonato português com outra liberdade, a torcer pelos meus jogadores e amigos, mas, claramente, focado noutro sítio.

Sporting tem mais tempo de descanso do que o Sp. Braga

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Faz toda a diferença, mas, se não formos empenhados... Os jogadores e o treinador do Sporting de Braga já estão habituados. Se não estivermos no máximo, não se vai notar a diferença. Ter mais dois dias para preparar o jogo, mais dois dias de descanso... Não há como dizer que não tem influência. Para equipas grandes, estar na Liga dos Campeões é muito melhor do que estar na Liga Europa em todos os aspetos, quer financeiros, quer nestas fases em que há paragens FIFA. O ano passado, aconteceu-nos e sofremos muito. Fizemos aquela gestão porque tínhamos jogos uns em cima dos outros. Jogámos contra Nacional e Estrela da Amadora num menor espaço de tempo sabendo que teríamos estes dois jogos difíceis, também nos precavemos. O Sporting de Braga não o pôde fazer, porque está na Liga Europa. Enquanto treinador, faz toda a diferença.

Recorde antes da saída

Carlos Pereira Fernandes | há 3 dias

Igualar o recorde e ter a possibilidade de o bater é muito importante. O mais importante é aumentar a distância para os rivais. Braga sempre teve um significado importante para mim. Gostei muito de lá estar, tive sorte nesse aspeto, apanhei sítios muito bons. Foi um clube que me deu a oportunidade de começar a carreira a alto nível. É algo engraçado. Agora, dizer que sinto alguma coisa antes do jogo... Não. Estou stressado com o jogo, queremos muito ganhar e deixar a equipa com uma vitória. Estou nervoso, como sempre, tal como na semana passada. Terei tempo para sentir isso. Estamos muito focados no que temos de fazer, numa jornada muito importante, onde há um Benfica-FC Porto e podemos ganhar pontos, se não a um, aos dois. Temos é de ganhar o jogo, vamos defrontar uma equipa muito difícil. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório