O Sporting precisou de sofrer (e de que maneira) para vencer o Santa Clara, por 2-1, esta quarta-feira, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, triunfo que permite a passagem dos leões à próxima fase da competição.
Num jogo com muita desinspiração - e no qual os assobios foram a banda sonora - valeu a João Pereira uma entrada impactante de Conrad Harder e uma 'prenda' oferecida a Viktor Gyokeres para desbloquear o resultado que serve para 'vingar' o que aconteceu no último duelo com o conjunto açoriano.
Falhanços a mais e inspiração a menos
João Pereira não trocou nenhum dos onze jogadores que lançou de início frente ao Boavista e manteve-se fiel à equipa inicial com que alcançou o seu primeiro triunfo para o campeonato. Como o adjunto Tiago Teixeira já tinha feito prever na conferência de imprensa de antevisão, nem mesmo na baliza houve rotatividade e Kovacevic, que jogou diante do Portimonense e do Amarante, também para a Taça de Portugal, ficou no banco desta vez, para ver jogar Franco Israel.
Com Diomande a começar, uma vez mais, no banco, a linha de três centrais contou com Matheus Reis, Debast e Eduardo Quaresma (que continua com o olho negro, em virtude de uma disputa de bola no jogo contra o Club Brugge), com o jovem João Simões a somar mais minutos e a confirmar-se como a maior aposta de João Pereira - e merecida, diga-se.
O 'miúdo' da equipa B foi, mesmo, um dos jogadores mais diferenciadores ao longo dos 90 minutos, sendo que Quenda, em sentido contrário, desiludiu e deixou muito a desejar.
Depois de alguns passes falhados e perdas de bola, o extremo que tanto brilhou ao serviço de Ruben Amorim ficou, também ele, incrédulo com uma oportunidade 'de caras' falhada ao minuto 16. O cruzamento de Catamo foi bem executado, mas Quenda, com tudo para marcar, atirou ao lado e desperdiçou, assim, o primeiro do jogo.
O Sporting ia tendo mais bola, mas não conseguia, nem por nada, criar perigo. Viktor Gyokeres voltou a sentir grandes dificuldades diante dos defesas do Santa Clara, à semelhança do que aconteceu no jogo entre estas duas equipas para o campeonato (que terminou com triunfo dos açorianos, por 0-1) e na frente do conjunto verde e branco ninguém conseguiu assumir as 'rédeas'.
Foi assim que, com o nulo no marcador, os jogadores de Sporting e Santa Clara recolheram aos balneários, momento em que os adeptos da casa se manifestaram indignados em relação a algumas decisões tomadas pelo árbitro da partida Hélder Malheiro.
Estava no banco a solução
E se a insatisfação dos adeptos em relação ao juízo da equipa de arbitragem já era grande, esta só aumentou no segundo tempo. Logo aos 53' pediu-se penálti num lance protagonizado por Francisco Trincão, com Malheiro a mandar seguir, tal como viria a fazer em várias outras situações depois desta.
Ricardo Esgaio, que aquecia fora do relvado, viu um cartão vermelho por protestos e dirigiu-se aos balneários aplaudido pelos adeptos, algo que, curiosamente, não tem sido recorrente em relação a este mesmo jogador.
O jogo ia avançando e o Santa Clara ia acreditando que era possível voltar a ganhar em Alvalade. Apesar da vontade em fazer mais, os comandados de Vasco Matos iam tendo dificuldades em chegar ao último terço e foi mesmo o Sporting a chegar ao golo, através de um 'talismã' que estava no banco.
Conrad Harder foi decisivo uma vez mais e dois minutos depois de ter entrado conseguiu fazer o tão desejado golo dos leões. Geovany Quenda, já à direita depois de um mau jogo feito à esquerda, cruzou para a área e a bola foi amortecida no peito do jogador dinamarquês, que só parou nas redes da baliza defendida por Neneca. Estava feito o 1-0.
Apesar da desvantagem, o Santa Clara não desistiu de empatar e foi a persistência que deu origem ao empate. Já nos descontos, Franco Israel fez uma belíssima defesa após um remate de fora de área, mas foi no canto que os forasteiros iriam mesmo marcar. Pedro Ferreira repôs a igualdade e o jogo seguiu para o temido prolongamento.
Onde é que já vimos este Gyokeres?
A primeira parte do prolongamento foi dominada pela ansiedade de ambas as equipas, mas o Sporting queria impedir o jogo de seguir para grandes penalidades e encontrou uma 'prenda' deixada pela defesa do Santa Clara. Gyokeres, pleno de oportunismo, aproveitou um mau atraso e depois de ultrapassar o guarda-redes só precisou de atirar para a baliza já aberta, marcando assim o 2-1 final.
Nota, ainda, para a expulsão de St. Juste que surgiu como a 'cereja' no topo da indignação leonina. O central neerlandês parece ser 'atropelado' por um jogador da equipa visitante, mas acabou por ser ele, ainda, assim, a ver o segundo cartão amarelo e a deixar o relvado antes do tempo.
O Sporting é assim a primeira equipa a apurar-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal, enquanto que o Santa Clara fica pelo caminho.
Onzes iniciais
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Matheus Reis, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.
Santa Clara: Neneca, Diogo Calila, Adriano Firmino, Pedro Ferreira, joão Costa, Frederico Venâncio, Sidney Lima, Guilherme Ramos, Lucas Soares, Vinícius Lopes e Gustavo Klismahn.
Antevisão
João Pereira já sabe o que é ganhar no campeonato, mas esta quarta-feira tem um novo desafio de grande importância, naquele que será o reencontro com uma das equipas com que perdeu no final do mês passado: o Santa Clara.
Dezassete dias depois, e uma vez mais em Alvalade, o Sporting recebe o conjunto açoriano, ainda que desta vez o foco esteja na Taça de Portugal. O encontro dos oitavos-de-final é de 'vida ou morte' no que diz respeito à permanência na competição e para o novo treinador dos leões pode ser, também, uma nova oportunidade para mostrar que merece estar neste lugar, quer aos adeptos, como também à direção.
Para chegar a esta fase da prova, o Sporting venceu o Amarante, por 5-0, precisamente no primeiro jogo de João Pereira no comando técnico dos leões. Já o Santa Clara, antes superou o Gondomar SC, por 0-1, o mesmo resultado com que deixou para trás o Famalicão. Vale lembrar que, para já, os açorianos são a equipa sensação do campeonato nacional, tendo já somado 27 pontos que lhe permitem estar no quarto lugar da tabela.
O jogo entre Sporting e Santa Clara está agendado para as 20h45 desta quarta-feira, no Estádio José de Alvalade, e será apitado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa. Acompanhe, mais logo, todas as incidências da partida, com o contributo do Desporto ao Minuto.