Esta sexta-feira é dia de estreias no Estádio de Alvalade. João Pereira cumpre o primeiro jogo como treinador do Sporting, depois de ter sucedido a Ruben Amorim. Caberá ao 'terciário' Amarante o batismo do técnico, nesta quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Os leões, finalistas na época passada, terão mesmo honras de abertura da ronda contra um adversário que ocupa os lugares de subida da Liga 3 - é segundo classificado na Série A da competição. Para chegar a esta ronda, o clube portuense o Lajense, ao passo que os verde e brancos afastaram o Portimonense.
A única vez em que os dois clubes se cruzaram nesta competição foi em dezembro de 1979, há quase 45 anos. Na altura, os verdes e brancos foram obrigados a horas extraordinárias, depois de terem empatado 1-1 em Amarante, após prolongamento, resolvendo a questão em Lisboa, com uma goleada por 5-0.
O encontro entre o Sporting e o Amarante, que se disputará no Estádio de Alvalade, tem início agendado para as 20h45 desta sexta-feira e será ajuizado por Pedro Ramalho, árbitro da Associação de Futebol de Évora.
Treinadores em discurso direto
Tiago Teixeira (adjunto de João Pereira que não pode falar por falta de habilitações)
Contexto em que João Pereira chega ao Sporting: "No futebol, não existem 'timings' perfeitos. Temos de estar preparados para este desafio, e a nossa preparação não começou há duas semanas, começou há muito tempo."
Poupanças a pensar no Arsenal: "Em primeiro lugar, não há jogos fáceis. A nossa preparação com o Amarante é a mesma que será para o próximo jogo, seja contra Arsenal ou Santa Clara. Respeitamos todos os adversário de igual maneira. O objetivo será sempre o mesmo, que é passar à ronda seguinte, porque queremos conquistar a Taça de Portugal. O onze tem muito do que aconteceu esta semana, de termos apenas sete ou oito jogadores do plantel principal disponíveis. Temos de fazer essa gestão. No caso, do Dembélé, não teve minutos, mas teve viagens muito desgastantes. O Morita também não jogou no último jogo, mas são viagens muito longas. Tudo pesa na escolha. Pensamos apenas jogo a jogo."
'Rodar' a equipa ou preparar o futuro: "O onze provável, ainda não posso adiantar, porque ainda não chegaram todos os jogadores, mas será em função do que aconteceu nas últimas semanas. Os jogadores que estiveram mais tempo connosco, que foram chamados à seleção, alguns com dois jogos de 90 minutos... Temos de gerir os jogadores, de gerir aqueles que têm menos, até agora. Vai ser uma gestão cautelosa, porque queremos ter todos os jogadores disponíveis para todos os jogos."
Álvaro Madureira
Adversário é favorito: "Queremos ganhar, logicamente. Se tivermos um por cento de hipótese de vencer, temos que esmiuçar a oportunidade e tentar de tudo. Os outros 99 por cento é deixar uma imagem positiva, não nos encolhermos e, se o jogo permitir, atacar a baliza do adversário. Não vamos com mais medo do que ousadia para o jogo, não vai ser tão possível atacarmos como fazemos na Liga 3, mas vamos com a ousadia de promover os nossos jogadores."
Perspetivas para o jogo: "Podemos ir a Alvalade passar uma boa imagem daquilo que é o grupo e o nosso trabalho na Liga 3, representando da melhor forma as pessoas que nos acompanham. Tem de ser uma constante no nosso dia a dia, tem sido até ao jogo de amanhã, porque estamos a representar muita gente. Já há muitos anos que o Amarante não defronta o Sporting e, obviamente, é uma equipa maior do que aquela que apanhámos na Liga 3 [Sporting B]. Vamos procurar dividir o jogo, mas com cautelas. Continuo a dizer que este é o melhor Sporting desde que vejo futebol, é muito perigoso."
Como surpreender este Sporting? "A estratégia é difícil. Vimos vários jogos do Sporting e abordagens diferentes de várias equipas de 1.ª Liga e tentámos tirar ilações positivas. Depois, em comunhão com o grupo, apresentar uma proposta de estratégia. Queremos que seja uma proposta não imposta pela equipa técnica, mas partilhada por todos, porque aí os jogadores vão sentir-se parte da decisão e à vontade no jogo."
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-V-V
Amarante: D-V-V-V-D
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.
Amarante: Didi, Obama Ribeiro, João Filipe, Daniel Alves, Diogo Vila, Francis Okoli, Faissal Zangré, Bright Godwin, Buby Katty, Dinho, Ká Semedo.
Ausências
Sporting: Pedro Gonçalves, Debast e Nuno Santos (lesionados).
Amarante: (-)
Leia Também: Do caso Quenda ao Amorim "impossível copiar". O que disse Tiago Teixeira