Do famoso calcanhar à passagem fugaz por Lisboa. O que é feito de Xandão?

Central brasileiro é o protagonista da 11.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
23/11/2024 08:09 ‧ 23/11/2024 por Filipe Carmo

Desporto

O que é feito de...?

Não são muitos aqueles que, em apenas época e meia, conseguiram salvaguardar o estatuto de inesquecíveis junto dos adeptos do Sporting. Em relação a Xandão, esse sentimento deve-se, acima de tudo, ao dia 8 de março de 2012.

 

O central brasileiro chegou a Alvalade na época 2011/12 e sem nenhuma referência do que era o futebol português. Até então só tinha percorrido o campeonato brasileiro, entre clubes como Atlético Paranaense, Fluminense e São Paulo, mas foi o humilde Desportivo Brasil que, na senda de vários empréstimo, o enviou para o Sporting.

Xandão disputava a zona central da defesa leonina com Daniel Carriço, Oguchi Onyewu, Marco Caneira, Rúben Semedo, Tiago Ilori e até com o compatriota Anderson Polga, mas com o decorrer da temporada foi ganhando o espaço necessário para que Ricardo Sá Pinto apostasse nele a titular diante do 'gigante' Manchester City, na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

O emblema inglês, 'caído' para a segunda competição europeia de clubes por ter sido terceiro num grupo com Bayern Munique e Napoli, viajou até Alvalade com a natural 'arrogância' com que um colosso encara um adversário mais humilde e acabou surpreendido pelo atrevimento dos leões, que nunca se deixaram intimidar.

A disputar o seu sexto jogo pelo Sporting - o primeiro a titular em competições europeias - Xandão aproveitou a defesa de Joe Hart a um livre batido por Matías Fernández e, depois de um primeiro remate que embateu no guardião inglês, eis que foi de calcanhar que o brasileiro descobriu o caminho para um golo, ainda hoje, é lembrado pelos sportinguistas como um dos mais celebrados da história do clube.

Foi assim que, com um balde de água fria, o City seguiu para a 2.ª mão, na qual um triunfo por 3-2 não foi suficiente para seguir em frente, tendo em conta os dois golos marcados fora que, na altura, ainda contavam a dobrar.

Escusado será dizer que Xandão passou a carregar um outro peso depois desse golo histórico e, no total, deu por terminada a passagem pelo clube lisboeta com 40 jogos realizados.

Depois disso, foi feliz na Rússia, onde jogou quatro épocas no Krasnodar, quase sempre a titular, e uma última menos impactante, pelo Anzhi. Seguiram-se o Sporting Gijón e o Brugge, onde Xandão não conseguiu deixar marca, até que se tornou inevitável o regresso ao Brasil, para representar o Red Bull Brasil e o Guarani. O último desafio da carreira como futebolista foi na Polónia, com o Persija Jakarta, com 19 jogos realizados antes do derradeiro ato de pendurar as chuteiras.

Nos dias que correm, Xandão dedica-se à empresa de consultoria de investimentos da qual é co-fundador, sendo que a mesma, como seria de esperar, é especializada em atletas.

No seu perfil nas redes sociais recorda, de quando em vez, o tal golo que, aparentemente, não somente na memória dos adeptos, isto sem nunca esquecer o carinho pelo clube. 

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento. 

Leia Também: Rota no Benfica com fim... e Taça partida. O que é feito de Paulo Lopes?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez mostra-se a recarregar energias... e a festejar

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez mostra-se a recarregar energias... e a festejar

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira e o regresso à competição: "Que esta seja a última..."

MotoGP

Miguel Oliveira e o regresso à competição: "Que esta seja a última..."

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas