Vencedor do Grupo A1, Portugal já sabe que terá o estatuto de cabeça de série no sorteio e que jogará a primeira mão, em 20 de março de 2025, fora de portas, com a segunda mão, no dia 23, em casa.
Itália, Países Baixos e Dinamarca, segundos classificados nos grupos A2, A3 e A4, respetivamente, aparecem como os possíveis adversários da equipa de Roberto Martínez, com a Croácia a ficar fora desse grupo, por ter atuado precisamente no agrupamento em que a seleção nacional esteve inserida.
A Itália aparece, na teoria, como o rival mais difícil, já que acabou o seu grupo empatado com a França, com 13 pontos, cedendo apenas um empate e uma derrota na campanha, mas falhando o primeiro posto por desvantagem direta com os gauleses.
Por seu lado, os Países Baixos não foram rivais à altura da Alemanha e terminaram merecidamente o seu grupo no segundo posto atrás dos germânicos, enquanto a Dinamarca lutou até à última jornada com a Sérvia, perante o domínio da Espanha, atual campeã europeia.
Pela primeira vez, a Liga das Nações vai ter quartos de final, quando antes a qualificação na fase de grupos permitia logo a presença na 'final four'.
O anfitrião da 'final four' da Liga das Nações, que será realizada em junho do próximo ano, só será conhecido após os 'quartos', com uma das quatro nações qualificadas a receber a prova.
O sorteio está agendado para as 11:00 (hora em Lisboa) e também se ficará a conhecer o enquadramento do play-off de despromoção.
Escócia, Sérvia, Hungria e Bélgica vão defender a continuidade da Liga A perante Grécia, Áustria, Turquia e Ucrânia, segundos posicionados nos respetivos grupos na Liga B.
República Checa, Inglaterra, Noruega e País de Gales já asseguraram a promoção.
Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, com um golo de Gonçalo Guedes, e ficou-se pela fase de grupos da Liga A em 2020/21 e 2022/23.