O Sporting de Braga recebeu e venceu o Hoffenheim, por 3-0, esta noite de quinta-feira, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga Europa. Os minhotos, com a conquista destes três pontos, sobem aos lugares de acesso aos playoffs da competição e ultrapassam, até, o FC Porto, a segunda equipa portuguesa em prova que hoje saiu com um empate do duelo com o Anderlecht.
Para 'cozinhar' este triunfo, o emblema bracarense precisou, apenas, de oito minutos, o período em que foram apontados os dois primeiros golos do jogo.
Foi Bruma a provocar o primeiro 'sismo' na Pedreira, logo aos 2 minutos, aproveitando com eficácia uma verdadeira 'oferta' de Oliver Baumann. O guarda-redes alemão falhou um passe e o extremo luso não pensou duas vezes antes de agarrar na bola e de atirar, em arco, para o 1-0.
Sem dar descanso ao adversário, o Sp. Braga foi à procura de resolver cedo o encontro e foi isso que fez seis minutos depois de abrir o ativo. Bruma, uma vez mais em destaque, percorreu o corredor esquerdo antes de variar o flanco, entregando a bola para Ricardo Horta. Este deixou rapidamente para Roger Fernandes, que de primeira fez mais um belo golo (2-0).
Apesar do início fulminante da equipa da casa, registou-se, depois, uma diminuição do ritmo de jogo e foi então que o Hoffenheim tentou chegar com perigo à baliza de Matheus. Os três remates realizados na primeira parte, no entanto, não chegaram para assustar o guarda-redes brasileiro e o resultado manteve-se intacto até à recolha aos balneários para o descanso.
Nenhum dos dois treinadores efetuou alterações ao intervalo e o Sporting de Braga encontrou de forma de, mesmo não recuando, também não cansar demasiado os atletas que, já no próximo domingo, têm jogo para a I Liga, em casa do AVS.
Já depois da hora de jogo, Carvalhal lançou Roberto Fernandez e Victor Gomez para dar descanso a El Ouazzani e Roger Fernandes, mas o papel de melhor em campo já estava predestinado. Niakaté assumiu papel de destaque nos processos defensivos dos minhotos e por ele nada passou, principalmente no que diz respeito aos duelos aéreos.
Antes do apito final, Vítor Carvalho ainda teria tempo para fazer uma 'obra prima'. Depois de mais uma grande jogada individual de Bruma, a bola chegou ao médio brasileiro que rematou forte, de primeira, para o 3-0 final.
Com estes três pontos, o Sporting de Braga soma agora sete pontos na Liga Europa e ascende, assim, ao 18.º lugar, passando a estar acima do FC Porto, que se encontra cinco posições abaixo. Já o Hoffenheim, com cinco pontos, 'cai' para fora da zona de acesso aos playoffs da prova.
Onzes iniciais
Sp. Braga: Matheus, Niakaté, Vitor Carvalho, Bruma, João Moutinho, El Ouazzani, Roger Fernandes, João Ferreira, Ricardo Horta, Arrey-Mbi e Gabri Martínez.
Suplentes: Tiago Sá, Horníček, Victor Gómez, Robson Bambu, André Horta, Adrián Marín, Gharbi, Yuri Ribeiro, Gorby, João Marques, Jonatás Noro e Roberto Fernández.
Hoffenheim: Baumann, Bischof, Berisha, Gendrey, Stach, D. Jurásek, Hložek, Akpoguma, Kramarić, Bruun Larsen e Chaves.
Suplentes: Petersson, Philipp, Hranáč, Kadeřábek, Drexler, Geiger, Tohumcu, Samassékou, Prass, Tabaković, Moerstedt e Nsoki.
Antevisão
O Sporting de Braga regressa esta quinta-feira, à Liga Europa, depois do empate (1-1) diante do Elfsborg no início do mês, e pela frente terá um Hoffenheim que também dividiu pontos (2-2) no último embate nesta competição, diante do Lyon.
O conjunto minhoto vai iniciar a partida com quatro pontos e na 26.ª posição, ou seja, fora dos lugares de qualificação para a fase seguinte, o que significa que só a vitória interessa. Já a equipa alemã, com cinco pontos, está no 19.º lugar, o que também não é muito tranquilizador.
Braga e Hoffenheim só se defrontaram por duas ocasiões, ambas em 2017, e a equipa portuguesa obteve 100% de aproveitamento, com um triunfo por 3-1, em casa, e outro por 2-1, fora.
O pontapé de saída da partida entre Sp. Braga e Hoffenheim, que será ajuizado pelo croata Igor Pajac, está agendado para as 20h00 desta quinta-feira e poderá acompanhá-lo, como habitualmente, mais logo no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sp. Braga-Hoffenheim: Únicos duelos sorriram aos minhotos (mas em 2017)