A mais recente jornada europeia das equipas portuguesas (Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória SC) permitiu, num plano geral, um sorriso às cores nacionais no que ao ranking da UEFA diz respeito... e não só.
Na grelha do coeficiente anual, Portugal recuperou o segundo lugar de país com melhor pontuação na presente temporada, com 10.475 pontos, atrás da líder Inglaterra (11.303) e à frente de Itália (10.125).
Para isso muito contribuíram as vitórias de Benfica na Liga dos Campeões (diante do AS Monaco, por 2-3) e do Sporting de Braga na Liga Europa (frente ao Hoffenheim, por 3-0), não esquecendo ainda os empates de FC Porto (na visita ao Anderlecht, 2-2) e de Vitória SC (na deslocação até ao reduto emprestado do Astana, 1-1) - o primeiro na Liga Europa e o segundo na Liga Conferência. A exceção foi mesmo a goleada sofrida pelo campeão Sporting, frente ao Arsenal (1-5), na Champions.
Avaliando o somatório no ranking UEFA, que contempla o trajeto dos últimos cinco anos, Portugal encurtou distâncias para os Países Baixos (com 59.233 pontos no sexto lugar), mantendo-se na sétima posição, agora com 56.491 pontos, bem à frente da Bélgica (49,800). Recorde-se que, nesse capítulo, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França, compõem, por esta ordem, o top5
Leia Também: Benfica nas asas de um 'Ángel'. Nunca se viu um Di María assim