Braz garante que "viagem ainda não acabou" e recusa pensar em legado

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, assumiu hoje, no decorrer da apresentação da biografia sobre o seu percurso, que "a viagem ainda não acabou" e que só pensará no seu legado quando deixar o cargo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/12/2024 22:57 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Desporto

Futsal

"A viagem ainda não acabou. O meu legado? Isso é lá para a frente, quando terminar e sair. Claro que irá acontecer, mas não gosto de falar disso. Se não conhecermos bem o nosso passado, como as coisas começaram, não percebemos bem onde estamos hoje", declarou, mencionando o seu antecessor e também fonte de inspiração, Orlando Duarte, numa sessão realizada na Arena Portugal, recentemente inaugurada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

 

O evento serviu de apresentação da biografia "Jorge Braz -- Da aldeia para o mundo", da autoria de Miguel Henriques, que conta a história de vida e profissional do selecionador nacional de futsal, com prefácio assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, ambos presentes no evento, e com este último, também amigo de longa data do treinador, a apelidá-lo de "um líder a sério".

Apesar de ser o protagonista da obra, o técnico recusa ficar com os 'louros'.

"Nós, consequentemente, também temos direito a uma medalha, mas eles [os jogadores] é que têm de ter currículos, títulos e taças. Nós estamos cá para os servir e, por isso, o foco em mim... eu, capa de livro, é algo que também fica para o futuro para recordar, quando for mais velhinho", confessou, junto de colegas de profissão, amigos e familiares.

Afinal, a competição aproxima-se, e, salienta, Portugal tem dois jogos para ganhar na fase de qualificação para o Euro 2026.

"Iniciamos a qualificação em Andorra, depois o jogo cá com a Holanda, que foi uma equipa que cresceu muitíssimo neste último Campeonato do Mundo, eliminada pela Ucrânia. O primeiro jogo é sempre o primeiro jogo e temos de prepará-lo bem, o segundo vai ser duríssimo e de [nível de] Campeonato do Mundo", apontou.

Na assistência encontravam-se também vários dos jogadores que, com Jorge Braz, conquistaram todos os títulos internacionais da seleção portuguesa de futsal, sendo que dois deles falaram sobre o técnico.

O guarda-redes André Sousa definiu Jorge Braz como "um pai" para os jogadores e André Coelho caracterizou o seu treinador como "um líder e, sobretudo, um amigo". Também outras figuras do desporto, nomeadamente do futebol, como os internacionais portugueses Diana Silva e Hélder Postiga, elogiaram a sua conduta e percurso.

"É fantástico acompanhar a sua história e do que ele fez até agora pelo desporto no geral", assinala a atleta da seleção feminina de futebol, ao passo que o antigo avançado internacional luso considerou Braz "alguém que empresta uma paixão tremenda ao futsal".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Major League Soccer

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

BYD

BYD Sealion 7 já tem preço desvendado em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas