O FC Porto volta a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, na receção ao Midtjylland, em busca da segunda vitória à sexta jornada da segunda maior prova europeia de clubes, já depois de ter enfrentado mais um momento duro de contestação no último fim de semana, frente ao Famalicão (1-1).
Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, a equipa de Vítor Bruno está pressionada a corrigir a pobre campanha europeia - em que apenas somou um triunfo em cinco jogos - com o intuito de 'galgar' umas quantas posições na classificação da competição.
Em caso de triunfo, o FC Porto - com cinco pontos - pode até dar um salto do 23.º posto para a primeira metade da classificação, dependendo, claro, dos resultados das equipas que se encontram em posição de playoff. Já os dinamarqueses do Midtjylland, com sete pontos, encontram-se três lugares acima dos azuis e brancos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Aleksandar Stavrev, sendo que poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno:
Projeção do encontro: "Em relação ao onze que vem, temos algumas dúvidas em relação à limitação física que possam estar a incomodar o treinador do Midtjylland. São alguns jogadores em dúvidas, mas o perfil, enquanto identidade de equipa, será físico, que investe no jogo direto e na bola parada. Mas cabe-nos a nós levar a nossa ideia e saber que temos a oportunidade única de fazer oito pontos amanhã, ultrapassar um adversário que está à nossa frente. É a primeira de três finais que temos na competição".
Contestação em Famalicão: "Aquilo que me doeu em Famalicão foi perceber que os jogadores estavam a sentir aquela dor, porque fizeram muito durante o jogo para poder ganhá-lo, e no fim ver aquele tipo de retribuição incomodou-me. Não é que não tenham direito a manifestar-se, mas é preciso perceber que podemos incorrer em futuras penas".
Como encarar adeptos no Dragão: "Reação normal de adeptos que querem andar de mão dadas com a equipa, que apoiem até ao fim. Depois, no final, o tipo de manifestação que têm... São maiores e vacinados para se manifestarem. Muitas vezes, sei que é dirigido a mim e não tanto aos jogadores. Em relação a mim, há dias em que nem eu gosto de mim próprio, quanto mais os outros? A mim não me incomoda. É importante perceber casar com os jogadores e apoiar até final. Esperar que amanhã consigamos meter mais um carimbo em mais uma boa memória num jogo europeu".
Thomas Thomasberg:
Qualidade do adversário: "A equipa deles é forte, joga bem em casa e é difícil de ser derrotada. A nível individual, tem muitas forças e qualidade no meio-campo e na defesa, mesmo só tendo vencido um dos últimos seis encontros. Temos de jogar com coragem e aceitar o desafio. Estamos preparados para o FC Porto, que também quer conquistar os três pontos".
Contas do apuramento: "Talvez 10 pontos ainda não sejam suficientes [para garantir a passagem ao play-off], mas temos a oportunidade de conquistar mais três. Vamos ver se conseguimos estar equilibrados, de forma a que o FC Porto não nos marque golos e possamos aproveitar as nossas oportunidades".
Pausa no campeonato: "É o último jogo para nós este ano e vamos ficar muito tempo sem competir, mas ainda temos duas partidas nesta fase e defrontaremos bons clubes. Queremos assumir-nos no futebol europeu e esperamos ter a possibilidade de seguir em frente".
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Nico González, Pepê, Fábio Vieira, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa
Midtjylland: Jonas Lossl, Joel Andersson, Kevin Mbabu, Ousmane Diao, Mads Sorensen, Victor Bak Jensen, Emiliano Martínez, Valdemar Byskov, Oliver Sorensen, Adam Buksa, Mikel Gogorza
Ausências
FC Porto: João Mário, Iván Marcano, Marko Grujic (lesionados); Fábio Vieira e Alan Varela (em dúvida)
Midtjylland: (-)
Leia Também: Vítor Bruno categórico: "Temos de ir a fundo e esvaziar o tanque"